Plano de Aula Geografia: Seu Aluno Confunde Paisagem Com Arte? Leia Isto...

Foto de Yan Krukau
Oi, professor(a)! Tudo bem com você? Professora Camila aqui. Se tem um conteúdo da Geografia que parece simples, mas vira um desafio na hora de ensinar, é o tema paisagem. 

Muitos professores me dizem que os alunos confundem paisagem com “foto bonita” ou acham que não tem nada a ver com a realidade deles. E, na hora de explicar a transformação da paisagem ou a tal da ação antrópica, tudo fica ainda mais abstrato.

Neste post, vou te mostrar esse plano completo: com etapas claras, atividade com imagem, debate em grupo e, claro, tudo alinhado à BNCC (EF06GE01). Vem comigo!

Objetivos do Plano de aula Sobre Paisagem

O que diz a BNCC (EF06GE01)

Esta aula atende à habilidade EF06GE01, que orienta o professor a:

Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Essa habilidade exige que o aluno reconheça e interprete mudanças no espaço geográfico a partir da ação humana — ou seja, exatamente o que trabalhamos nesta proposta.

Habilidades desenvolvidas com essa proposta

  • Identificar paisagens naturais e humanizadas
  • Reconhecer ações humanas que modificam o espaço
  • Desenvolver a argumentação oral e visual
  • Trabalhar em grupo e justificar pontos de vista
  • Analisar imagens como recurso didático e reflexivo

Etapas do plano de aula: como conduzir a atividade em sala

Introdução (10 minutos)

Comece perguntando aos alunos o que eles entendem por paisagem.
Apresente o conceito com exemplos visuais: florestas, cidades, rios, avenidas.
Destaque que paisagem é tudo aquilo que podemos ver e interpretar do espaço — e que ela muda ao longo do tempo.

Introduza o termo ação antrópica, explicando que é qualquer modificação feita pelo ser humano no ambiente.

Desenvolvimento (30 minutos)

Explique que as paisagens mudam com o tempo por causa das necessidades humanas: construir, plantar, extrair, organizar o espaço.

Apresente um exemplo histórico:

  • Técnicas de irrigação no Egito Antigo
  • Construção de grandes avenidas em cidades brasileiras
  • Expansão urbana sobre áreas verdes

Utilize imagens para comparar o “antes e depois” de um mesmo lugar — pode ser da sua cidade ou de um local famoso. Isso facilita a visualização e gera identificação.

Atividade com imagem: análise da transformação da paisagem

Distribua aos alunos uma imagem com sequência de transformação de uma paisagem (ex: espaço rural virando urbano). Vou deixar o modelo que eu gosto de usar aqui.

Plano de Aula sobre Transformação da Paisagem


Peça que observem com atenção e respondam:

  • O que mudou entre uma imagem e outra?
  • Quais ações humanas provocaram essas mudanças?
  • Essa paisagem é natural, humanizada ou ambas?
  • Que impactos positivos e negativos essas mudanças podem trazer?

Sugira que respondam em grupo e justifiquem suas respostas. Se possível, transforme isso em um pequeno cartaz ou apresentação oral.

Encerramento da aula: discussão coletiva e avaliação

Retomada dos conceitos em debate aberto

Conduza um bate-papo com a turma. Pergunte:

  • Vocês veem essas mudanças na cidade de vocês?
  • Onde aparecem marcas do passado nas ruas e construções atuais?
  • Que tipo de paisagem vocês gostariam de ver no futuro?

Valorize as falas dos alunos e incentive a troca de ideias.

Avaliação por participação e argumentação

Observe se os alunos conseguem:

  • Identificar elementos naturais e humanizados
  • Explicar a ação antrópica
  • Justificar suas análises com base nas imagens
  • Participar ativamente da discussão

Conclusão: por que esse plano de aula sobre paisagem gera tanto engajamento

Essa proposta funciona porque parte do visual, do cotidiano e da experiência do aluno. A imagem estimula a observação, o debate favorece a argumentação, e o tema conecta Geografia com a realidade de cada estudante.

Ao ensinar paisagem dessa forma, você não entrega só conteúdo — você promove olhar crítico, consciência espacial e pensamento reflexivo. E isso é transformar a aula em aprendizado real.

E se você chegou até aqui, tenho um recadinho para você…

Está cansado (a) de planejar tudo do zero? O livro didático da sua escola deixa a desejar?

Eu sei como é difícil manter a qualidade das aulas com tantos conteúdos, prazos apertados e pouca ajuda. Por isso passei a usar material pronto.

Um pacote completo de Geografia do 6º ao 9º ano, com:

  • Planejamentos prontos e alinhados à BNCC
  • Atividades  diversificadas
  • Slides, questões e sugestões metodológicas

Eu uso esse material nas minhas aulas — e recomendo porque realmente funciona.

👉 Clique aqui e conheça o material que poupa minha energia e meu precioso tempo...


Gostou? Então leia mais...

Planejamento Anual 6ºAno Completo e Gratuito.

Postar um comentário

0 Comentários