Oi, professor! Tudo bem com você? Professora Camila aqui. Se você já tentou explicar os blocos econômicos em sala de aula e sentiu que os alunos se perderam no meio de tantas siglas e funções diferentes — Mercosul, Nafta, Unasul, Aladi… — saiba que isso é mais comum do que parece.
Não é fácil transformar um tema denso, com nomes parecidos e objetivos variados, em algo claro e acessível para turmas que muitas vezes não conseguem visualizar a importância desses organismos no dia a dia.
Foi por isso que preparei este material. Aqui você encontra uma atividade completa sobre blocos econômicos, com sugestões de leitura compartilhada, discussões em grupo, cruzadinha para fixação e até produção de podcast para desenvolver competências com criatividade. Vamos começar!
continue
1º Passo - Leitura Compartilhada Blocos Econômicos
Professor, aqui vai minha sugestão: comece usando o livro didático adotado pela escola para explorar as características de cada bloco econômico. Isso valoriza o material disponível e mantém o aluno conectado ao que será cobrado nas avaliações internas.
Divida a turma em grupos e atribua um bloco para cada um: Mercosul, OEA, Aladi, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, entre outros. Peça para que os alunos se apropriem do conteúdo, destacando:
- Países membros
- Objetivos principais
- Resultados e desafios
- Exemplos de cooperação ou conflitos
Depois, proponha uma roda de conversa ou apresentação informal, em que cada grupo compartilhe o que aprendeu com os colegas. Isso promove troca, escuta ativa e reforça o conteúdo de forma colaborativa.
2º Passo: Atividade de Cruzadinha sobre Blocos Econômicos
Para complementar esse trabalho em grupo e reforçar o conteúdo de forma leve e interativa, preparei uma cruzadinha com os principais blocos econômicos citados no texto. Essa atividade pode ser usada na segunda etapa como forma de fixação, retomada ou até mesmo como parte da avaliação.
3º Passo: Produção de podcast sobre Blocos Econômicos
Depois das atividades de leitura e cruzadinha, que trabalham a apropriação do conteúdo e a fixação dos blocos econômicos, você pode propor uma atividade mais criativa e atual: a produção de um podcast em grupo.
Essa estratégia desenvolve várias habilidades previstas na BNCC, como oralidade, argumentação, organização de ideias e trabalho em equipe — além de ajudar o aluno a compreender o conteúdo de forma mais profunda e conectada à realidade.
Como conduzir a aula sobre os blocos econômicos:
- Organize a turma em grupos pequenos (3 a 5 alunos) e peça para que cada grupo escolha ou receba um bloco econômico para abordar.
- Oriente os alunos a fazer um roteiro curto para o podcast. Sugira a seguinte estrutura:
- Introdução: o nome do bloco e os países que o compõem
- O que o bloco busca promover (objetivos principais)
- Exemplo real de cooperação ou conflito envolvendo esse bloco
- Um comentário final com opinião ou reflexão do grupo
Ofereça como tempo de gravação de 2 a 5 minutos por grupo. Eles podem gravar com o celular mesmo, usando aplicativos simples como o gravador de voz.
Dê um tempo de aula para a preparação e, se possível, outro momento para as gravações. Você também pode pedir que gravem em casa e tragam o arquivo pronto.
No dia da apresentação, escolha alguns para tocar em sala (com fones ou caixa de som) e estimule a turma a comentar, levantar dúvidas ou fazer complementações.
Essa atividade engaja os alunos de forma lúdica e crítica, além de funcionar como avaliação prática e interdisciplinar.
Você pode até criar um mural na sala ou espaço digital com os áudios, transformando esse momento em um mini evento de divulgação científica estudantil.
Explorar os blocos econômicos em sala é uma forma de aproximar os alunos das dinâmicas internacionais de forma prática e acessível. Com atividades variadas, é possível tornar o conteúdo mais leve, participativo e significativo.
Essas propostas também ajudam a desenvolver habilidades importantes, como leitura crítica, organização de ideias e trabalho em grupo — tudo de forma alinhada à BNCC.
Tenho um recadinho para você:
Professor (a), se você chegou até aqui quero te dar uma dica que vai exterminar com o seu problema de planejamento.
Conheça o material que já mudou a rotina de milhares de professores.
Clique na Imagem e Veja a Magia desse Material!
Se este texto te ajudou, me ajude compartilhando.
Gratidão!
Leia Mais...
0 Comentários
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles