Oi, professor! Tudo bem com você? Professora Camila aqui. Se você está começando agora ou já tem algum tempo de sala, sabe como pode ser frustrante abrir o livro didático e dar de cara com textos enormes, linguagem difícil e quase nada que se aplique de forma simples à sua turma.
O aluno desinteressado, o tempo apertado e a cobrança constante acabam deixando a gente com a sensação de que está sempre improvisando. E o pior: com o conteúdo de Geografia, isso se intensifica — porque nem sempre temos exemplos práticos e acessíveis para aplicar.
Mas hoje eu quero compartilhar com você uma atividade de sala de aula que desenvolvi para ensinar o tema globalização de forma prática, contextualizada e alinhada à BNCC.
continue
É uma proposta que parte da realidade do aluno, não exige tecnologia, e que você pode aplicar com qualquer turma do Fundamental II.
Fica comigo até o fim e você vai sair daqui com uma aula pronta — testada, possível e com ótimo engajamento em sala.
BNCC e as Habilidades Desenvolvidas sobre Globalização na Sala de Aula
A atividade para sala de aula que propus para trabalhar o tema da globalização pode ser adaptada para diferentes anos do Ensino Fundamental II, respeitando os objetivos de aprendizagem previstos na BNCC.
No 6º ano, ela se alinha à habilidade EF06GE08, que propõe analisar a relação entre o consumo de diferentes produtos e a atuação das redes de comércio e circulação. A
o observar objetos do cotidiano e suas origens, os alunos conseguem compreender que o mundo está interligado por essas redes.
No 7º ano, a proposta conversa diretamente com a habilidade EF07GE08, que trata da interdependência econômica entre os países.
Quando o aluno percebe que consome produtos fabricados na China, nos EUA ou em países vizinhos, ele começa a entender o papel do Brasil nesse cenário globalizado.
Já no 8º ano, a atividade pode ser aprofundada com a habilidade EF08GE06, que discute os fluxos comerciais, financeiros e culturais. O professor pode explorar como esses objetos circulam, quais caminhos percorrem e como impactam a vida de diferentes populações.
No 9º ano, a reflexão pode ser mais crítica, relacionando com a habilidade EF09GE04, que propõe analisar as transformações no espaço geográfico em função do avanço tecnológico e da globalização. Aqui, é possível discutir desigualdades, impactos ambientais e questões de dependência entre países.
Essa proposta didática tem como ponto forte o fato de partir da realidade do aluno, valorizando o conhecimento prévio e conectando o conteúdo a situações concretas.
Ao invés de começar com conceitos abstratos, o professor estimula o interesse por meio da investigação, da troca entre pares e da mediação ativa.
Essa é a prática docente que a BNCC valoriza: reflexiva, contextualizada e centrada no protagonismo do aluno.
continue
Etapas da atividade para aplicar com sua turma na sala de aula
Para que a atividade sobre globalização funcione bem em sala de aula, é importante organizá-la em etapas. A ideia é conduzir a turma de forma simples, mas com intencionalidade pedagógica — e sem depender de recursos difíceis.
Na etapa de sensibilização, sugiro começar ouvindo com os alunos a música Disneylandia, da banda Titãs.
A letra menciona marcas, países e elementos da cultura de consumo, e pode servir como provocação inicial para discutir a presença do “mundo inteiro” no nosso dia a dia. Faça perguntas simples: o que eles conhecem da letra?
Quais marcas usam? Já viram algo parecido em casa?
Já imaginou aplicar essa atividade ainda esta semana, com zero custo e sem depender de recursos tecnológicos?
Em seguida, na etapa de investigação, proponha que os alunos façam uma pesquisa em casa. Eles devem observar objetos, utensílios e produtos — de eletrônicos a alimentos — e anotar o nome do item e o país de origem.
Para facilitar, você pode sugerir 20 categorias: mochila, camiseta, celular, calçado, brinquedo, fone de ouvido, lanche, controle remoto, caderno, embalagem de biscoito, garrafa, perfume, estojo, farda da escola, copo plástico, relógio, embalagem de leite, fone, lápis e tênis.
No retorno à sala, peça que compartilhem os dados e anotem no quadro os países mais citados.
Na etapa de sistematização, organize as informações coletadas e oriente os alunos a construir um gráfico de barras com os países mais recorrentes. Essa representação visual ajuda a perceber padrões e a refletir sobre os fluxos globais.
Com isso, você transforma o conceito de globalização em algo concreto e observável — usando apenas o cotidiano do aluno como ponto de partida. Uma atividade de sala de aula simples, viável e significativa.
Variações e possibilidades da mesma atividade
Essa proposta sobre globalização pode ser adaptada de diversas formas, ampliando o alcance e enriquecendo os objetivos pedagógicos. A seguir, algumas sugestões que já testei e funcionam bem em sala:
Uma das possibilidades é trabalhar de forma interdisciplinar, especialmente com Língua Portuguesa, Matemática e Inglês.
Em Língua Portuguesa, por exemplo, os alunos podem produzir um pequeno texto opinativo sobre o impacto da globalização no cotidiano, a partir dos dados que levantaram.
Já em Matemática, a construção do gráfico pode ser aprofundada com conceitos de porcentagem, média e organização de dados.
Em Inglês, é possível explorar a pronúncia correta dos nomes dos países ou marcas e identificar palavras de origem estrangeira presentes na rotina dos estudantes.
Outra forma de variar a atividade é incluir o uso de tecnologia, mesmo com recursos simples.
Caso a escola disponha de laboratório de informática ou acesso a celulares, os alunos podem usar planilhas online para construir o gráfico, fazer pesquisas rápidas sobre os países de origem e até montar uma apresentação em slides ou pequenos vídeos explicando os resultados da pesquisa.
Algumas turmas se envolvem muito mais quando podem transformar o conteúdo em algo visual e interativo.
Essas variações ajudam a tornar a atividade de sala de aula mais completa, atual e alinhada com os desafios do ensino contemporâneo — sem exigir recursos fora da realidade escolar.
Conclusão
Se você chegou até aqui, viu como é possível trabalhar o tema da globalização de forma leve, contextualizada e alinhada à BNCC. A proposta que compartilhei aqui é apenas um exemplo prático de como transformar conteúdos densos em experiências significativas para os alunos, com poucos recursos e muita intencionalidade.
Professor(a), eu sei como é difícil contar apenas com o livro didático — os conteúdos são extensos, muitas vezes engessados, e a gente acaba gastando um tempo precioso adaptando tudo para a realidade da turma.
Foi por isso que eu nunca mais deixei de ter um material extra pronto para usar. Com o pacote completo de planejamentos e atividades de Geografia (do 6º ao 9º ano), minhas aulas ficaram muito mais organizadas, leves e objetivas — mesmo nos dias mais corridos.
Se você também quer chegar em sala com segurança, economizar horas de planejamento e ainda manter suas aulas dinâmicas e alinhadas à BNCC, faça como eu, garanta a sua. Eu indico de olhos fechados...
CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA SEM COMPROMISSO
VOCÊ VAI SE SURPREENDER
Gratidão!
Leia outros textos:
2 Comentários
teria a resposta por favor
ResponderExcluirObrigada pela visita! A resposta foi postada. Volte Sempre...
ExcluirGostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles