Plano de Aula Geografia: Paisagem – 6º Ano


Oi professor(a)! Tudo bem com você? Vamos falar sobre paisagem. Entender o conceito de paisagem é essencial para o desenvolvimento da percepção espacial dos alunos do 6º ano. Este plano de aula foi elaborado para tornar esse conteúdo mais acessível, dinâmico e envolvente, respeitando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estimulando o pensamento crítico.

Objetivos do Plano de Aula Paisagem

  • Compreender o conceito de paisagem e sua diversidade.
  • Distinguir paisagens naturais e paisagens humanizadas.
  • Identificar os elementos visíveis de uma paisagem e como ela pode se transformar ao longo do tempo.
  • Estimular a observação e a análise do espaço ao redor dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de expressão oral e escrita por meio da descrição de paisagens.

Ano/Série

6º ano do Ensino Fundamental

Duração

2 aulas de 50 minutos cada

Habilidades da BNCC que Embasam este Plano de aula 

  • EF06GE01: Identificar os elementos naturais e humanizados que compõem a paisagem.
  • EF06GE03: Analisar transformações das paisagens a partir da ação da natureza e da ação humana.

Conteúdos trabalhados no planejamento de aula 

  • Conceito de paisagem
  • Diferença entre paisagens naturais e humanizadas
  • Elementos que compõem uma paisagem
  • Transformações das paisagens ao longo do tempo

Materiais necessários

  • Quadro branco e pincel
  • Imagens impressas ou projetadas de diferentes paisagens (urbanas, rurais, naturais)
  • Lápis de cor, folha de papel A4
  • Caderno e lápis
  • Celulares (opcional, para tirar fotos, se permitido pela escola)

Metodologia de ensino para este plano de aula 

A proposta é tornar a aula participativa e sensível ao cotidiano dos alunos. O plano propõe uma abordagem ativa, com observação, debate e produção artística.

1ª Aula: Introdução ao conceito de paisagem

Atividade de abertura:

  • Pergunta geradora: "O que você vê ao olhar pela janela da sua casa ou da escola?"
  • Peça aos alunos que descrevam oralmente o que observam. Anote palavras-chave no quadro.

Exposição dialogada:

  • Apresente o conceito de paisagem como tudo aquilo que conseguimos observar em determinado espaço com os olhos: prédios, árvores, pessoas, carros, montanhas, rios etc.
Explique a Diferença Entre:

  • Paisagem natural: formada principalmente por elementos da natureza, como rios, florestas, montanhas.
  • Paisagem humanizada: transformada pela ação do ser humano, como ruas, casas, pontes.

Exibição de imagens:

  • Mostre imagens variadas (uma cidade, uma floresta, uma praia, um campo agrícola, etc.)
  • Em roda, pergunte: “Essa paisagem é natural ou humanizada?”

Atividade escrita:

  • Peça que os alunos desenhem uma paisagem natural e uma humanizada em seus cadernos ou folhas. Depois, devem escrever uma frase explicando o que caracteriza cada uma.

2ª Aula: Transformações da paisagem

Revisão breve:

  • Retome os conceitos de paisagem natural e humanizada.
  • Pergunte: "As paisagens sempre foram assim? Elas mudam?"

Exposição com imagens comparativas:

  • Mostre fotos antigas e atuais de um mesmo lugar (por exemplo, uma cidade que cresceu).
  • Discuta com os alunos o que mudou e por que essas mudanças aconteceram.

Atividade prática (em duplas ou grupos):

  • Peça aos alunos que criem uma linha do tempo ilustrada com três momentos de uma paisagem: como era antes, como é hoje e como imaginam que será no futuro.
  • Eles devem desenhar ou escrever pequenos textos explicando as mudanças.

Apresentação:

  • Os grupos compartilham suas linhas do tempo com a turma.

Reflexão final:

  • Pergunte: “Como as nossas ações podem mudar a paisagem onde vivemos?”
  • Incentive a reflexão sobre a responsabilidade ambiental e social.

Avaliação

A avaliação será processual, com base na participação dos alunos nas discussões, na realização das atividades propostas e na capacidade de identificar e representar paisagens e suas transformações.

Critérios de avaliação:

  • Participação nas discussões
  • Compreensão dos conceitos de paisagem natural e humanizada
  • Clareza nas produções escritas e visuais
  • Criatividade e envolvimento nas atividades

Dica para ampliar a experiência sobre a aula de paisagem

Se possível, leve os alunos para uma breve caminhada ao redor da escola, incentivando-os a observar e registrar elementos da paisagem. Essa saída pode enriquecer ainda mais a percepção do espaço e tornar o aprendizado mais significativo.

Conclusão: o olhar atento transforma a forma como vemos o mundo

Ao estudar paisagens, os alunos desenvolvem não apenas conhecimentos geográficos, mas também sensibilidade para observar e valorizar o espaço ao seu redor. Essa é uma forma de estimular o pensamento crítico desde cedo, promovendo o respeito ao meio ambiente e à diversidade de espaços onde vivemos.

Atividade de Geografia Pronta Para Usar 

Agora vou deixar um brinde para você! Um caça-palavras com os principais conceitos trabalhados sobre a transformação da paisagem. É só você copiar e colar!

Atividade de Geografia: Caça-Palavras Paisagem



Solução

Atividade de Geografia: Caça-Palavras Paisagem

parceria


E se você chegou até aqui, tenho um recadinho…

Eu sei como é difícil manter a qualidade das aulas com tantos conteúdos, prazos apertados e pouca ajuda. Por isso, vou te contar o que tem me salvado na prática:

Um pacote completo de Geografia do 6º ao 9º ano, com:

  • Planejamentos prontos e alinhados à BNCC
  • Atividades editáveis com gabaritos
  • Slides, questões e sugestões metodológicas

Eu uso esse material nas minhas aulas — e recomendo porque realmente funciona.

👉 Clique aqui e conheça o material que eu uso com minhas turmas


Leia mais...

Planejamento Anual de Geografia 6ºAno.

Gratidão! 

Postar um comentário

0 Comentários