Este plano de aula sobre os refugiados da Palestina é projetado para ser adaptado para diversas séries, desde o 6º ano até o 3º ano do ensino médio.
A proposta visa proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada da situação dos refugiados palestinos, abordando suas origens, o impacto geográfico e social do conflito e os desafios enfrentados ao longo da história.
continua
A flexibilidade do plano permite ajustes conforme o nível de desenvolvimento dos alunos, garantindo que todos possam se engajar de forma adequada com o tema e desenvolver uma perspectiva mais ampla e empática sobre a situação dos refugiados.
Ao utilizar este material, é essencial que o professor mantenha uma conduta ética, respeitosa e acolhedora, assegurando uma abordagem neutra e imparcial sobre o tema.
A neutralidade política é fundamental para garantir um ambiente de aprendizado equilibrado e justo, onde os alunos possam explorar o assunto de maneira crítica e informada.
LEIA TAMBÉM: COMO ACOLHER ALUNOS REFUGIADOS
Objetivos da BNCC a serem explorados sobre refugiados
Ensino Fundamental (6º ao 9º ano):
EF06GE02: Compreender as causas e consequências dos conflitos que geram crises de refugiados, analisando a dinâmica das migrações forçadas e suas implicações geográficas e sociais.
EF07GE03: Identificar e analisar as condições de vida dos refugiados e os desafios enfrentados em campos de refugiados e países de acolhimento, observando as consequências para as regiões envolvidas.EF08GE05: Explorar o papel de organizações internacionais na assistência a refugiados e na resolução de conflitos, compreendendo a eficácia das ações humanitárias e diplomáticas.
Ensino Médio (1º ao 3º ano):
EM13CHS101: Analisar a complexidade dos processos migratórios e os impactos das crises humanitárias em nível global e local, investigando os fatores que influenciam os fluxos migratórios e suas consequências para os países de origem e destino.
EM13CHS102: Investigar os efeitos dos conflitos prolongados sobre a população refugiada e os países envolvidos, explorando as dimensões econômicas, sociais e políticas da situação.
EM13CHS103: Avaliar a eficácia das políticas internacionais de ajuda humanitária e as estratégias de integração de refugiados, discutindo as soluções propostas e os desafios enfrentados pelas comunidades envolvidas.Metodologia ativa a ser explorada
Exiba o documentário "Promessas de um Novo Mundo", disponível no YouTube, proporciona uma visão detalhada da vida cotidiana das crianças palestinas. Vou deixar o vídeo a seguir:
Promessas de um Novo Mundo
A abordagem do documentário oferece uma perspectiva empática sobre as realidades e os sonhos dos refugiados palestinos.
Após a exibição, conduza um debate em sala de aula sobre os principais temas abordados no documentário.
Encoraje os alunos a discutir as origens do deslocamento forçado dos palestinos, as condições de vida nos campos de refugiados e o papel da comunidade internacional.
Utilize perguntas abertas para fomentar a reflexão e a análise crítica entre os alunos.
Peça aos alunos que realizem uma pesquisa utilizando textos jornalísticos recentes sobre a situação atual dos refugiados palestinos.Proposta de avaliação de aprendizagem sobre os refugiados palestinos
Organize a turma em grupos e solicite que cada grupo simule uma equipe de diplomatas de diferentes países ou organizações internacionais.
Cada grupo deve elaborar um "acordo ou proposta de paz" para abordar a situação dos refugiados palestinos.
Eles apresentarão suas propostas à classe, simulando uma conferência internacional. Avalie a criatividade, a viabilidade das propostas e a compreensão dos alunos sobre a complexidade do conflito.
0 Comentários
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles