Temas Transversais: Aula de Educação Ambiental para Alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental II

Plano de Aula Educação Ambiental – Temas Transversais: Uma Abordagem Integrada para o Ensino Fundamental II



A Educação Ambiental é essencial no currículo escolar, desempenhando um papel vital na conscientização e preparação dos alunos para os desafios ambientais contemporâneos.

Integrada como um tema transversal, ela vai além de um único conteúdo, conectando-se de maneira interdisciplinar com outras áreas do conhecimento. 

Quando penso na importância da Educação Ambiental na formação de nossos alunos, reconheço que ela vai muito além de uma simples disciplina; trata-se de um alicerce essencial para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e responsáveis. 

Sempre acreditei que essa abordagem deve ser introduzida desde a Educação Infantil e continuar até o Ensino Médio, moldando uma consciência ecológica crítica e ativa ao longo de toda a jornada escolar.

Incorporar a Educação Ambiental como um tema transversal no currículo é uma estratégia que, em minha experiência, tem mostrado grande eficácia. 

Isso permite que os alunos façam conexões entre diferentes disciplinas, promovendo uma compreensão mais integrada do mundo ao seu redor. 

O plano de aula que apresento aqui foi cuidadosamente elaborado para ser aplicado nas turmas do 6º ao 9º ano, com adaptações que respeitam as particularidades de cada faixa etária. 

Meu objetivo é engajar os alunos em uma reflexão profunda sobre o meio ambiente, incentivando-os a reconhecer suas responsabilidades como os futuros cidadãos que irão moldar nosso planeta.

Nesse texto vou compartilhar a metodologia a ser aplicada, as habilidades da BNCC que fazem conexão com o tema, temas a serem trabalhados e proposta de avaliação. Lembrando que tudo que está no blog é pautado na minha experiência e modo de ensinar. Você pode fazer adaptações para sua realidade.

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Habilidades da BNCC Geografia do 6º ao 9º ano relacionadas ao tema: Educação Ambiental

  • EF06GE04: Analisar a relação entre os seres humanos e a natureza em diferentes contextos geográficos.
  • EF07GE03: Interpretar problemas ambientais e suas implicações na vida das pessoas.
  • EF08GE05: Avaliar as consequências do uso dos recursos naturais e a importância da conservação ambiental.
  • EF09GE02: Compreender os impactos das atividades humanas sobre o ambiente em escala local, regional e global.

Outros objetivos que Podem ser Trabalhados com o Tema Transversal Meio Ambiente

Desenvolver a capacidade de interpretar e criticar as mensagens subjacentes do filme, refletindo sobre os temas ambientais e sociais apresentados

Aprender a extrair significados de uma narrativa visual e relacioná-los com a realidade ambiental atual.

Trabalhar em grupos para realizar pesquisas e apresentar soluções para os problemas ambientais discutidos no filme.

Incentivar a reflexão sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente e a responsabilidade individual e coletiva em promover a sustentabilidade.

 Desenvolver habilidades de comunicação ao participar de debates e ao produzir textos reflexivos sobre os temas abordados no filme.

Metodologia Ativa na Educação Ambiental

Para engajar os alunos de forma ativa e reflexiva na educação ambiental, implementei uma metodologia que se mostrou bastante eficaz. 

Uma das atividades que mais despertou interesse foi a exibição do filme "Wall-E", uma animação que, apesar de não ser brasileira, aborda temas extremamente relevantes como o consumismo, a acumulação de resíduos e a degradação ambiental. 

A trama se passa em um futuro distante, onde a Terra foi abandonada devido à quantidade insustentável de lixo. Wall-E, um pequeno robô programado para limpar o planeta, passa seus dias solitário até que encontra uma nova missão que o leva a questionar o destino da humanidade e do próprio planeta.

Após uma breve introdução sobre os temas centrais do filme, exibimos "Wall-E" em sala de aula. O filme cativou os alunos desde o início e proporcionou uma base visual e emocional para discussões mais aprofundadas sobre o impacto humano no meio ambiente.

Depois da exibição, reservei um tempo para um debate em sala, incentivando os alunos a compartilharem suas impressões sobre o filme e a relacionar os temas abordados com o que já conheciam sobre questões ambientais. 

Utilizei perguntas orientadoras para guiar a discussão, como: "Como o comportamento dos humanos no filme reflete nossa realidade atual?" e "O que podemos fazer hoje para evitar um futuro como o mostrado em Wall-E?"

Para aprofundar o aprendizado, dividi a turma em grupos e propus uma pesquisa sobre temas específicos apresentados no filme, como consumismo, descarte de resíduos e a importância de preservar recursos naturais. 

Cada grupo ficou responsável por investigar como esses temas se manifestam no contexto brasileiro e como podemos contribuir para soluções sustentáveis.

Essa abordagem manteve os alunos engajados e também estimulou a reflexão crítica e a colaboração entre eles. 

Ao permitir que os alunos sejam participantes ativos do processo de aprendizagem, acredito que conseguimos despertar uma consciência ambiental mais sólida e duradoura. Recomendo que você experimente essa metodologia em suas aulas e depois volte para compartilhar como foi a experiência.

Em uma das aulas de Educação Ambiental, optei por dividir a turma em grupos, atribuindo a cada um deles um tema central para investigação. 

A escolha dos temas foi estratégica, visando abranger diferentes aspectos da relação entre sociedade e meio ambiente, proporcionando uma visão ampla e profunda sobre a complexidade das questões ambientais.

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Temas a serem explorados sobre Educação Ambiental 

  • Impacto do consumismo: Analisar como o consumismo desenfreado pode levar à degradação ambiental e discutir alternativas para um consumo mais consciente.
  • Gestão de resíduos: Explorar os desafios relacionados ao descarte inadequado de lixo e a importância da reciclagem e da redução de resíduos.
  • Mudanças climáticas e degradação ambiental: Refletir sobre como as mudanças climáticas e a degradação do ambiente natural podem afetar o futuro do planeta.
  • Responsabilidade ambiental: Discutir a responsabilidade de cada indivíduo em preservar o meio ambiente e como pequenas ações podem contribuir para grandes mudanças.
  • Tecnologia e sustentabilidade: Considerar o papel da tecnologia tanto como uma causa quanto uma solução para problemas ambientais, analisando as possíveis implicações da dependência tecnológica.
  • Consciência ecológica: Incentivar a construção de uma consciência ecológica que promova práticas sustentáveis no cotidiano dos alunos.
  • Futuro da humanidade: Refletir sobre as consequências de negligenciar o meio ambiente e o que isso pode significar para as futuras gerações.

Para finalizar o projeto, orientei os alunos a criarem um podcast em que cada grupo apresentaria suas pesquisas e propostas de mitigação, conservação e preservação ambiental. 

Além dos critérios estabelecidos pela BNCC a expectativa era que, durante suas investigações, os alunos encontrassem soluções viáveis para os desafios apresentados por cada tema, demonstrando capacidade de análise crítica e aplicação dos conhecimentos adquiridos. Por isso elaborei outros critérios que podem ser explorados para avaliá-los.

Critérios Avaliativos:

  • Clareza e Objetividade: Os alunos foram avaliados pela capacidade de apresentar suas ideias de forma clara e objetiva, tornando as informações acessíveis e compreensíveis.
  • Profundidade da Pesquisa: A avaliação incluiu a qualidade e profundidade das pesquisas realizadas, verificando se os alunos buscaram fontes confiáveis e relevantes.
  • Criatividade nas Soluções: Foi valorizada a originalidade nas propostas de mitigação, conservação e preservação, incentivando abordagens inovadoras.
  • Colaboração e Trabalho em Equipe: O trabalho em grupo foi essencial, e os alunos foram avaliados pela capacidade de colaborar e dividir responsabilidades.
  • Engajamento e Participação: O envolvimento ativo dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa até a gravação do podcast, também foi considerado na avaliação.

Esse formato de avaliação não apenas permitiu o desenvolvimento de habilidades de comunicação e síntese, e envolveu os alunos ativamente na criação de conteúdos que poderiam ser compartilhados com a comunidade, ampliando o alcance de suas descobertas e propostas.

 Eles desenvolveram uma consciência crítica sobre as questões ambientais que impactam o nosso planeta, algo essencial para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Agora, convido você a experimentar essa metodologia em suas aulas. Como foi sua experiência com atividades de Educação Ambiental? 

Quais desafios e sucessos encontrou? 

Compartilhe nos comentários e ajude a enriquecer essa prática.

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