Coisas que um Professor Não Deve Fazer Jamais!

Coisas que um Professor Não Deve Fazer Jamais!



Ao longo dos meus anos de carreira como professora, passei por muitas experiências e desafios que me ensinaram lições importantes sobre o que fazer e, principalmente, o que evitar em sala de aula. 

Em cada situação, aprendi que, além do conhecimento técnico, a ética, a empatia e o respeito são fundamentais para o sucesso no ambiente escolar. 

Hoje, quero compartilhar com vocês tudo o que aprendi ao longo do tempo, destacando as atitudes que um professor jamais deve adotar.

Não Compare Um Aluno com Outro

Um dos erros mais comuns que um professor pode cometer é comparar um aluno com outro. A comparação pode parecer inofensiva à primeira vista, mas suas consequências podem ser devastadoras. 

Cada aluno é único, com suas próprias habilidades, dificuldades e tempo de aprendizagem. 

Comparar um aluno com outro desconsidera essas individualidades, gerando sentimentos de inadequação, desmotivação e até rivalidade entre os alunos.

Quando um estudante é constantemente comparado, ele pode sentir que nunca será bom o suficiente, o que prejudica sua autoestima e, consequentemente, seu desempenho acadêmico. 

Em vez disso, o professor deve focar em valorizar os progressos individuais e incentivar cada aluno a melhorar com base em suas próprias capacidades e limites. A educação deve ser um processo de crescimento pessoal e não uma competição entre colegas.

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Direitos do Aluno: Conheça as Leis Vigentes

É fundamental que o professor conheça e respeite os direitos dos alunos, garantidos por leis vigentes no Brasil. 

A Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) são alguns dos documentos que asseguram os direitos dos estudantes.

Por exemplo, o ECA determina que toda criança e adolescente tem direito à educação de qualidade, ao respeito e à dignidade. 

Isso significa que o ambiente escolar deve ser seguro e acolhedor, sem práticas que possam constranger ou humilhar os alunos. Além disso, a LDB estabelece que a avaliação deve ser contínua e formativa, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada estudante.

Conhecer essas leis é essencial para garantir que os direitos dos alunos sejam respeitados e que o ambiente escolar seja justo e inclusivo.

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Não Proibir o Acesso ao Banheiro: Estabeleça Combinados

Outro ponto delicado é a questão do acesso ao banheiro durante as aulas. Proibir que um aluno vá ao banheiro é uma prática que não deve ser adotada, pois pode prejudicar a saúde física e emocional do estudante. 

Em vez de proibir, o ideal é estabelecer combinados com a turma desde o início do ano letivo. 

Explique a importância de não abusar das saídas durante a aula, mas deixe claro que os alunos têm o direito de ir ao banheiro quando necessário. 

Esses combinados ajudam a manter a disciplina em sala de aula sem comprometer o bem-estar dos alunos.

Aqui no blog eu fiz um texto e compartilhei como eu costumo fazer os combinados com os meus alunos. Vou deixar o link a segui.

Leia também: Como Fazer Combinados Com os Alunos

Cópias de Texto para "Matar Tempo"

Utilizar cópias de textos como uma atividade para "matar tempo" é outra prática que deve ser evitada. Esse tipo de tarefa, além de não contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pode ser desmotivadora e enfadonha. 

Em vez de recorrer a cópias, o professor deve planejar atividades que sejam desafiadoras e estimulantes, que despertem a curiosidade e o interesse dos estudantes pelo conteúdo.

Existem diversas metodologias ativas que podem ser adotadas para tornar as aulas mais dinâmicas e significativas. 

Jogos educativos, debates, projetos interdisciplinares e atividades práticas são apenas algumas das possibilidades que podem substituir as cópias e engajar os alunos no processo de aprendizagem.

Leia também: Como usar o mapa em branco nas aulas de geografia 

Não Gritar: Controle Emocional é Fundamental

Gritar com os alunos nunca é a solução para resolver problemas de disciplina. 

Pelo contrário, o uso do grito pode criar um ambiente de medo e hostilidade, prejudicando a relação entre professor e alunos. 

Além disso, o grito muitas vezes é um sinal de descontrole emocional, algo que o professor deve evitar para não perder a credibilidade e ainda ficar com fama de "louco".

Manter o controle emocional é fundamental para lidar com situações de conflito em sala de aula. 

O professor deve agir com calma e firmeza, estabelecendo regras claras e aplicando-as de maneira justa e consistente. 

Quando o professor mantém a serenidade, ele demonstra autoridade e respeito, o que contribui para um ambiente de aprendizagem mais harmonioso.

Leia também: Gestão de sala de aula; Como fazer suas aulas se tornarem mais produtivas

Ameaças como Tática de Disciplina

Ameaçar os alunos com a retirada de direitos, como o recreio ou a aula de educação física, é uma prática inadequada e contraproducente. 

Essas atividades são essenciais para o desenvolvimento físico e mental dos alunos, proporcionando momentos de descanso e socialização que são fundamentais para o equilíbrio entre as exigências acadêmicas e o bem-estar. 

Infelizmente eu já vi escolas que adotam essa prática e confesso que é bem desconfortável.

Em vez de recorrer a ameaças, o professor deve buscar estratégias de disciplina que sejam construtivas e educativas. 

O uso de reforço positivo, por exemplo, pode ser muito mais eficaz na promoção de comportamentos adequados do que a punição. 

Criar um ambiente onde os alunos se sintam motivados a cumprir as regras por vontade própria, e não por medo de represálias, é o caminho para uma sala de aula mais saudável.

Leia também: Palavra Cruzada Sobre Paisagem

Gravação de Aulas e Uso de Celular: Cuidados Necessários

Em tempos de tecnologia, a gravação de aulas e o uso de celulares em sala de aula são temas que merecem atenção. 

Embora o uso de dispositivos eletrônicos possa ser útil em algumas situações, o professor deve estar ciente dos riscos e dos direitos envolvidos.

A gravação de aulas, por exemplo, deve ser feita apenas com o consentimento de todos os envolvidos. 

Os alunos e o professor têm direito à privacidade, e o uso de imagens ou gravações sem autorização pode gerar problemas legais e éticos.

Quanto ao uso de celulares, é importante estabelecer regras claras. Os dispositivos podem ser ferramentas poderosas de aprendizagem, mas seu uso deve ser controlado para evitar distrações. 

Incentivar o uso responsável da tecnologia em sala de aula é um desafio, mas também uma oportunidade de educar os alunos sobre o equilíbrio entre o mundo digital e as responsabilidades acadêmicas.

Prometer e Não Cumprir: Cuidado com as Promessas

Por fim, um erro que pode comprometer seriamente a confiança dos alunos no professor é prometer algo e não cumprir. 

Se um professor faz uma promessa, seja de uma atividade especial, uma recompensa ou qualquer outro compromisso, é essencial que ele cumpra o que foi dito.

Quebrar uma promessa pode gerar desmotivação, frustração e até mesmo desconfiança por parte dos alunos. 

Para evitar essa situação, o professor deve ser cauteloso ao fazer promessas, certificando-se de que poderá cumpri-las. 

A palavra do professor é valiosa, e cumpri-la é um exemplo de responsabilidade e respeito que os alunos certamente irão valorizar.

Conclusão

Ser professor é uma responsabilidade enorme que vai muito além de transmitir conteúdo. É preciso agir com ética, respeito e cuidado, sempre colocando o bem-estar e o desenvolvimento dos alunos em primeiro lugar. 

Aprendi ao longo dos anos que atitudes simples, como tratar todos os alunos com igualdade, respeitar seus direitos e manter o controle emocional, fazem toda a diferença no ambiente escolar.

E você, já teve alguma experiência marcante em sala de aula que lhe ensinou algo importante? 

Como lida com os desafios diários da educação? 

Compartilhe suas histórias nos comentários e ajude a construir um espaço de troca e crescimento para todos nós!

Até mais! 

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