Aula de Geografia para Celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas - 9 de Agosto

Aula de Geografia para Celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas 9 de Agosto 



No Dia Internacional dos Povos Indígenas, muitas vezes as atividades escolares se limitam a trabalhos como fazer cartazes ou pintar cocares de papel. 

Que tal ir além e inserir a temática indígena de forma mais significativa nos conteúdos programáticos de sua disciplina? 

Em vez de optar por atividades superficiais, proponho uma abordagem inovadora que valoriza e destaca a riqueza cultural dos povos indígenas. 

Esse plano foi pensado para atender todas as turmas do 6º ao 9º ano. Até porque eu trabalho atualmente com essas turmas. 

Esta proposta foi elaborada com base nas diretrizes da BNCC, que apesar de serem turmas  diferentes em sua essência compartilham um objetivo em comum: Valorizar a Cultura Indígena especialmente no Brasil, pois é o país que habitamos.

Você vai encontrar uma lista de habilidades, metodologia, proposta avaliativa, uma lista de filmes e uma lista com algumas tribos brasileiras para facilitar o seu planejamento. Espero que goste! 

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Habilidades da BNCC para o Dia 9 de Agosto 

Habilidade da BNCC 6º Ano:

(EF06GE03) Identificar e valorizar a diversidade dos povos e culturas indígenas, reconhecendo sua importância histórica e cultural.

Habilidades da BNCC 7º Ano:

 (EF07GE04) Compreender e analisar a organização social e as formas de vida dos povos indígenas, valorizando suas contribuições para a sociedade.

(EF07GE05) Investigar a relação entre os povos indígenas e o meio ambiente, ressaltando suas práticas sustentáveis.

Habilidades da BNCC 8º Ano:

 (EF08GE02) Examinar a história dos povos indígenas no Brasil, reconhecendo suas lutas, resistências e contribuições culturais.

 (EF08GE03) Analisar os impactos da colonização e das políticas públicas sobre os povos indígenas.

 Habilidades da BNCC 9º Ano:

 (EF09GE03) Discutir a situação atual dos povos indígenas no Brasil, considerando aspectos sociais, econômicos e políticos.

 (EF09GE04) Valorizar as culturas indígenas contemporâneas, reconhecendo sua diversidade e resistência.


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Metodologia Para a aula: Povos Indígenas 

Escolha um documentário que aborde a temática indígena de forma apropriada para crianças de 12 a 14 anos.  Vou deixar aqui duas sugestões que já utilizei com minhas turmas, mas você pode optar por outras obras.

"Amazônia Eterna": Este documentário explora a relação dos povos indígenas com a Amazônia, destacando suas práticas de sustentabilidade e a importância de preservar a floresta.

"O Espírito da Floresta": Este filme apresenta a vida de diversas tribos indígenas na Amazônia, mostrando sua cultura, tradições e desafios contemporâneos.

 Tempo de Debate sobre o Documentário Assistido

Após a exibição do documentário, reserve um tempo para um debate em sala de aula. Encoraje os alunos a compartilhar suas impressões, discutir o que aprenderam e refletir sobre a importância da preservação das culturas indígenas.


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Proposta de Avaliação 9 de Agosto Dia Internacional dos Povos Indígenas 


Para a avaliação, divida a sala em pequenos grupos e atribua a cada grupo a missão de representar um povo indígena brasileiro específico. Cada grupo deve:

  • Realizar uma pesquisa sobre o povo indígena designado, explorando aspectos como organização social, práticas culturais e desafios enfrentados.
  • Preparar uma apresentação que inclua elementos visuais e orais para compartilhar suas descobertas com a turma.
  • Avaliar os grupos com base em critérios como profundidade da pesquisa, clareza na apresentação e criatividade.

Documentários e Filmes Brasileiros Apropriados para Alunos de 12 a 14 Anos

  • Amazônia Eterna: Explora a relação dos povos indígenas com a Amazônia, destacando práticas de sustentabilidade e a importância da preservação da floresta.
  • O Espírito da Floresta:  Apresenta a vida de diversas tribos indígenas na Amazônia, mostrando cultura, tradições e desafios contemporâneos.
  • Martírio:  Documentário sobre a luta dos Guarani Kaiowá pela demarcação de suas terras no Mato Grosso do Sul.
  • Xingu; A Terra Mágica:  Relata a criação do Parque Nacional do Xingu e a relação dos irmãos Villas Bôas com os povos indígenas.
  • Terra Vermelha:  Conta a história dos Guarani Kaiowá, abordando a luta pela terra e a preservação da cultura indígena.
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30 Tribos Indígenas do Brasil

Como dica extra  coloquei aqui uma lista com 30 tribos indígenas brasileiras para te ajudar na pesquisa. Como foi citado anteriormente, distribua as tribos nos grupos organizados previamente.

Yanomami

Habitam a floresta amazônica na fronteira entre Brasil e Venezuela, conhecidos por suas práticas de sustentabilidade.

Guarani Kaiowá

Localizados principalmente no Mato Grosso do Sul, enfrentam desafios relacionados à demarcação de terras.

Kayapó

Localizados no sul do Pará, conhecidos por sua resistência contra projetos que ameaçam suas terras.

Tupi-Guarani


Uma das maiores e mais conhecidas tribos, com presença em várias regiões do Brasil, de São Paulo ao Maranhão.

Xavante

Vivem no estado do Mato Grosso e são conhecidos por suas práticas culturais e rituais.

Krahô

Localizados no Tocantins, mantêm uma rica tradição cultural e práticas de agricultura sustentável.

Bororo

Habitam o Mato Grosso e são conhecidos por suas práticas de caça e pesca, além de um complexo sistema social.

Ashaninka

Vivem na região do Acre e são conhecidos por suas práticas de preservação ambiental.

Ticuna

Localizados no estado do Amazonas, ao longo dos rios Solimões e Amazonas, conhecidos por suas tradições culturais e artesanato.

Pataxó

Habitantes do sul da Bahia e do norte de Minas Gerais, conhecidos por sua resistência e luta pela preservação de suas terras.

Sateré-Mawé

Vivem no estado do Amazonas, próximos aos rios Madeira e Amazonas, conhecidos por suas tradições de cultivo de guaraná.


Munduruku 

Localizados no estado do Pará, ao longo dos rios Tapajós e Trombetas, enfrentam desafios relacionados à mineração ilegal em suas terras.


Xingu

Habitantes da região central do Brasil, no Parque Indígena do Xingu, conhecido por sua diversidade cultural e organização social.


Kanyen'kehaka (Mohawk)

Vivem no estado de São Paulo, em áreas urbanas e periurbanas, conhecidos por sua luta por direitos e reconhecimento cultural.

Baniwa

Localizados no estado do Amazonas, ao longo dos rios Içana e Uaupés, conhecidos por suas práticas tradicionais e artesanato.

Pankararu

Vivem no sertão de Pernambuco, enfrentando desafios relacionados à seca e à preservação de suas tradições.

Maranhão

Localizados no estado do Maranhão, em áreas de floresta amazônica, enfrentam desafios relacionados ao desmatamento e preservação ambiental.

Wapichana

Habitantes do estado de Roraima, em áreas de savana e floresta amazônica, conhecidos por sua luta por direitos territoriais.

Arara

Vivem no estado do Pará, próximo ao rio Xingu, enfrentando desafios relacionados à preservação de suas terras e cultura.

Arikapú

Localizados no estado do Mato Grosso, conhecidos por suas práticas de caça e pesca, além de um sistema social complexo.

Cinta Larga

Habitantes do estado de Mato Grosso, enfrentam desafios relacionados à preservação de suas terras e ao impacto de projetos de mineração.

Karajá

Vivem no estado de Goiás, na região do cerrado, conhecidos por suas práticas culturais e artesanato.

Tembé

Localizados entre o estado do Pará e Maranhão, enfrentam desafios relacionados à preservação de suas terras e cultura.

Pukobye

Vivem no estado de Mato Grosso, conhecidos por suas práticas culturais e desafios relacionados à preservação ambiental.

Krahô-Kanela

Habitantes do estado de Tocantins, conhecidos por suas práticas culturais e tradições, além de enfrentarem desafios relacionados ao desenvolvimento urbano.

Cuyabano

Vivem na região do estado de Mato Grosso, conhecidos por sua rica tradição cultural e enfrentam desafios relacionados à preservação ambiental.

Mundurukú

Localizados na região do estado do Pará, enfrentam desafios relacionados à mineração ilegal e preservação de suas terras.

Suruí

Habitantes do estado de Rondônia, ao longo dos rios Cautário e Guaporé, conhecidos por suas práticas de preservação ambiental.

Ticuna

Vivem na região do Amazonas, conhecidos por suas tradições culturais e enfrentam desafios relacionados à preservação ambiental.

Pataxó

Localizados na região do sul da Bahia e no norte de Minas Gerais, conhecidos por sua luta pela preservação cultural e territorial.


Conclusão

Ao concluir esta atividade, agradeço a todos os professores pela dedicação em valorizar a cultura indígena em suas aulas. 

Esta proposta busca não apenas cumprir os requisitos curriculares, mas também inspirar um maior respeito e entendimento das culturas indígenas entre os alunos. 

Uma excelente forma de finalizar esta atividade é organizar uma apresentação de dança e canto de algum povo indígena, permitindo que os alunos vivenciem de forma mais profunda as tradições culturais que estudaram.

Se você tem alguma experiência ou dica adicional sobre como lidar com turmas desafiadoras, deixe um comentário e compartilhe este post com outros professores!

Sentiu falta de alguma informação? Contribua com sua sugestão nos comentários!

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