Tempestade de ideias: Como fazer nas aulas de Geografia
A tempestade de ideias é uma ferramenta pedagógica poderosa que estimula a participação ativa dos alunos e promove a troca de conhecimentos de forma dinâmica.
Ao colocar a frase "A geografia estuda..." no quadro e incentivar os alunos a lembrarem dos conteúdos previamente estudados, estamos estimulando o pensamento crítico, a memória e a expressão criativa.
Este método não apenas ajuda a revisar conceitos, mas também a fortalecer a compreensão dos objetos de estudo da Geografia.
Utilizar essa abordagem em sala de aula proporciona um ambiente colaborativo e estimulante, onde os alunos se sentem valorizados e engajados no processo de aprendizagem.
Publicidade
Leia também: 9 Dinâmicas fáceis para o início das aulas
Objetivo específico dessa tempestade de ideias de geografia
Proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente dos objetos de estudo da geografia, incentivando a reflexão e a expressão criativa por meio da tempestade de ideias.
Leia também: Plano de aula Paisagem e transformação do espaço geográfico
Outros objetivos que podem ser trabalhados com essa brainstorming:
- Revisar conteúdos previamente trabalhados em geografia, fortalecendo a fixação do conhecimento.
- Diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos sobre os temas geográficos abordados, identificando lacunas de aprendizado e necessidades individuais.
- Promover a diferenciação entre os campos da geografia física e humana, estimulando a compreensão das diversas abordagens dessa disciplina.
- Fomentar a participação ativa dos alunos, incentivando a expressão oral e visual de suas ideias e concepções sobre a geografia.
- Desenvolver habilidades de síntese e criatividade por meio da elaboração de ilustrações ou infográficos que representem os objetos de estudo da geografia.
Metodologia:
2. Escreva a frase "A geografia estuda..." no quadro e incentive os alunos a lembrarem dos conteúdos estudados previamente.
3. Conduza um breve debate para discutir e explicar alguns dos conteúdos mencionados pelos alunos, destacando a diferença entre Geografia física e humana.
4. Distribua folhas de sulfite para os alunos e peça que façam ilustrações ou infográficos que completem a frase "A geografia estuda..." com base nos conteúdos discutidos.
5. Após os alunos terminarem suas ilustrações, coloque-as em um quadro na sala de aula para que todos possam visualizar e apreciar o trabalho realizado.
0 Comentários
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles