continua
Este planejamento anual de Geografia para o 7º ano do Ensino Fundamental II foi elaborado com base nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e busca proporcionar um processo de ensino e aprendizagem alinhado com as demandas educacionais contemporâneas.
Durante cada bimestre, serão oferecidos materiais extras e recursos complementares para enriquecer as aulas e proporcionar uma experiência de aprendizado abrangente e envolvente para os alunos.
É importante ressaltar que a flexibilidade é fundamental, permitindo adaptações de acordo com as necessidades e dinâmica da turma, visando uma educação personalizada e eficaz.
Leia também: Dinâmica de Geografia para o 1º dia de aula
Objetivos do
1º bimestre:
(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação,
ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do
Brasil.
(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e
populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo
os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos
indígenas originários, das comunidades remanescentes de
quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras,
entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas
comunidades.
Conteúdos:
- Imagens e estereótipos do Brasil nos meios de comunicação.
- Fluxos econômicos e populacionais no Brasil.
- Territorialidades de povos indígenas e comunidades tradicionais.
Metodologia:
- Análise crítica de exemplos midiáticos.
- Estudo de casos históricos e contemporâneos.
- Debates e discussões em sala de aula.
Avaliação:
Participação em debates e análises.
Apresentação de trabalhos sobre territorialidades.
Produção de linha do tempo sobre as atividades econômicas que "moldaram" o Brasil.
Leia também: 9 Dinâmicas para o primeiro dia de aula
Material
Extra para o 1º Bimestre
Canção Relacionada: A música "Canto das Três Raças" de Clara
Nunes pode ser uma excelente adição para explorar a diversidade
étnico-cultural do Brasil, relacionando-a com os objetivos EF07GE01 e
EF07GE04.
Filme/Documentário: "A Guerra dos Paulistas" é um documentário que
aborda os conflitos territoriais no Brasil colonial, conectando-se
aos objetivos EF07GE02 e EF07GE03.
Experimento
prático: "Conhecendo a diversidade cultural brasileira"
Promover a compreensão da diversidade étnico-cultural do Brasil por meio da criação de um questionário no Google Forms, explorando diferentes aspectos das culturas presentes no país.
Incentive os estudantes na criação de um questionário que revele o perfil étnico cultural dos brasileiros.
Para isso utilize o "forms" e peçam que entrevistem o máximo de pessoas possíveis na sua família ou no seu bairro.
Objetivos do 2º Bimestre
(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando
a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim
como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.
(EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas
entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.
(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de
mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na
distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
Leia também: Avaliação sobre Placas Tectônicas
Conteúdos:
- Distribuição territorial da população brasileira.
- Transformações econômicas do período mercantilista ao capitalismo.
- Impactos ambientais da produção e consumo de mercadorias.
Metodologia:
- Análise de dados demográficos e econômicos.
- Estudo de casos históricos e contemporâneos.
- Debates e discussões em sala de aula.
Avaliação:
- Apresentação de análises demográficas e
econômicas.
- Participação em debates sobre impactos ambientais.
- Produção de Pirâmide Etária com base em dados do IBGE.
Material
Extra para o 2º Bimestre
Canção Relacionada: A canção "Construção" de Chico Buarque
pode ser uma excelente escolha para explorar as transformações
econômicas e sociais durante o período mercantilista e o advento do
capitalismo, relacionando-a com os objetivos EF07GE05 e EF07GE06.
Filme/Documentário: "O Preço do Amanhã" é um filme que aborda o impacto
do tempo como moeda e como a busca pelo enriquecimento afeta a
sociedade, conectando-se aos objetivos EF07GE05 e EF07GE06.
Experimento
Extra: "Rastros da Produção e Consumo"
Objetivo: Demonstração visual dos impactos da produção e consumo de
mercadorias no meio ambiente.
Materiais Necessários:
- Uma jarra de água.
- Tintas coloridas não tóxicas
- Pincéis
- Papel branco
- Folhas em branco para anotações.
Procedimento:
Encha uma jarra de água e coloque-a em uma mesa.
Explique aos alunos que a jarra de água representa um corpo d'água em um ambiente natural.
Peça aos alunos para imaginar que eles são fabricantes de produtos, como
roupas, eletrônicos, brinquedos, etc.
continua
Cada aluno receberá um pincel e uma tinta colorida.
Peça aos alunos que mergulhem o pincel na tinta e desenhem ou escrevam no papel
em branco um produto que eles fabricariam.
Em seguida, peça aos alunos que coloquem o papel no interior da jarra de água,
simulando a "produção" do produto.
À medida que mais alunos adicionam seus papéis à jarra, a água começará a ficar
turva e colorida, representando os impactos da produção e consumo no
meio ambiente.
Faça uma discussão em sala de aula sobre como a produção em larga escala e o
consumo de mercadorias afetam os recursos naturais e o ambiente.
Leia também: Plano de aula sobre blocos econômicos + cruzadinha para resolver
Discussão:
Após a conclusão do experimento, os alunos podem discutir como as atividades de produção e consumo afetam o meio ambiente e a distribuição de riqueza em diferentes lugares. Isso ajudará a promover uma compreensão mais crítica das relações entre economia, sociedade e ambiente.
Objetivos do 3º Bimestre:
(EF07GE07) Analisar a influência e o papel
das redes de transporte e comunicação na configuração do
território brasileiro.
(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos
de industrialização e inovação tecnológica com as transformações
socioeconômicas do território brasileiro.
(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e
históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações
demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões
espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
Conteúdos:
- Rede de transporte e comunicação no Brasil.
- Processos de industrialização e inovação tecnológica.
- Elaboração de mapas temáticos e cartogramas.
Metodologia:
- Análise de mapas e dados geográficos.
- Estudo de casos sobre industrialização.
- Utilização de tecnologias digitais para elaborar mapas.
Avaliação:
- Elaboração de mapas temáticos e análise de dados geográficos.
- Participação em discussões sobre a influência das redes de
transporte e comunicação.
- Seminário em grupo com o tema: O transporte do futuro
Leia também: Plano de aula sobre as redes de transporte
Material
Exta para o 3º Bimestre
Canção Relacionada: A canção
"Cidadão" de Zé Geraldo pode ser uma excelente escolha para abordar
a influência das redes de transporte e comunicação na vida das
pessoas e na configuração do território brasileiro, relacionando-a com o
objetivo EF07GE07.
Filme/Documentário: "Linha de
Passe" é um filme que retrata a vida de quatro irmãos em São Paulo,
explorando as dinâmicas urbanas, as oportunidades e os desafios da
cidade, conectando-se aos objetivos EF07GE07 e EF07GE08.
Experimento
Extra: "Mapeando a Rede de Transporte"
Navegue no site do Museu Virtual do Transporte , e em seguida incentive-os a criarem infográficos da evolução dos transportes no Brasil.
Objetivos do 4º Bimestre
(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de
barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados
socioeconômicos das regiões brasileiras.
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes
físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e
biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e
Matas de Araucária).
(EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes
no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na
organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Conteúdos:
- Elaboração e interpretação de gráficos.
- Biomas brasileiros e sua distribuição.
- Unidades de conservação e o SNUC.
Metodologia:
Análise de
dados socioeconômicos.
- Estudo dos biomas brasileiros com utilização de atlas e outros
materiais.
- Comparação de unidades de conservação.
Leia também: Como elaborar uma avaliação diagnóstica de geografia
Avaliação:
- Elaboração e interpretação de gráficos.
- Pesquisa e apresentação sobre unidades de conservação.
- Produção de Seminário sobre as diferentes áreas de conservação no
Brasil e suas classificações
Material
Extra para o 4º Bimestre
Canção
Relacionada: A canção "Paisagem da Janela" de Lô Borges pode ser uma
excelente escolha para explorar a relação entre a paisagem e a
biodiversidade dos biomas brasileiros, conectando-a ao objetivo
EF07GE11.
Filme/Documentário: "O Sal da
Terra" é um documentário que aborda a preservação ambiental e
o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, permitindo aos alunos refletir sobre
a importância da conservação da natureza, relacionando-se com os objetivos
EF07GE11 e EF07GE12.
Experimento
"Mapeamento interativo de Unidades de Conservação"
Objetivo:
Utilizar ferramentas de mapeamento online para explorar
visualmente as unidades de conservação.
Materiais: Acesso à internet, computadores ou tablets.
Procedimento: Os alunos usam ferramentas de mapeamento, como Google Earth, para localizar e explorar as
unidades de conservação designadas. Eles podem adicionar marcadores, anotações
e coletar imagens para suas apresentações.
Leia Também: Como o ChatGPT pode ajudar professores de Geografia
Considerações finais sobre o planejamento anual do 7º ano
Professor, espero que este plano seja um ponto de
partida para a elaboração dos seus futuros planejamentos.
Sempre tente adaptar a realidade da sua turma,
lembre-se que o planejamento deve ser flexível e sempre tenha na
"manga" um plano "B".
E se este texto te ajudou de alguma forma, peço que compartilhe-o nas suas redes sociais assim você estará contribuindo com o meu trabalho.
Gratidão.
0 Comentários
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles