Geografia: Planejamento Anual 7º Ano do Ensino Fundamental II - Atualizado 2024

continua 

Este planejamento anual de Geografia para o 7º ano do Ensino Fundamental II foi elaborado com base nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e busca proporcionar um processo de ensino e aprendizagem alinhado com as demandas educacionais contemporâneas.

Durante cada bimestre, serão oferecidos materiais extras e recursos complementares para enriquecer as aulas e proporcionar uma experiência de aprendizado abrangente e envolvente para os alunos.  

É importante ressaltar que a flexibilidade é fundamental, permitindo adaptações de acordo com as necessidades e dinâmica da turma, visando uma educação personalizada e eficaz.


Leia também: Dinâmica de Geografia para o 1º dia de aula 

Objetivos do 1º bimestre:


(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.



Conteúdos:

  • Imagens e estereótipos do Brasil nos meios de comunicação.
  • Fluxos econômicos e populacionais no Brasil.
  • Territorialidades de povos indígenas e comunidades tradicionais.
continua

Metodologia:

  • Análise crítica de exemplos midiáticos.
  • Estudo de casos históricos e contemporâneos.
  • Debates e discussões em sala de aula.

Avaliação:

Participação em debates e análises.

Apresentação de trabalhos sobre territorialidades.

 

Produção de linha do tempo sobre as atividades econômicas que "moldaram" o Brasil.

Leia também: 9 Dinâmicas para o primeiro dia de aula


Material Extra para o 1º Bimestre

Canção Relacionada: A música "Canto das Três Raças" de Clara Nunes pode ser uma excelente adição para explorar a diversidade étnico-cultural do Brasil, relacionando-a com os objetivos EF07GE01 e EF07GE04.

Filme/Documentário: "A Guerra dos Paulistas" é um documentário que aborda os conflitos territoriais no Brasil colonial, conectando-se aos objetivos EF07GE02 e EF07GE03.

Experimento prático: "Conhecendo a diversidade cultural brasileira"

Promover a compreensão da diversidade étnico-cultural do Brasil por meio da criação de um questionário no Google Forms, explorando diferentes aspectos das culturas presentes no país. 

Incentive os estudantes na criação de um questionário que revele o perfil étnico cultural dos brasileiros. 

Para isso utilize o "forms" e peçam que entrevistem o máximo de pessoas possíveis na sua família ou no seu bairro.



Objetivos do 2º Bimestre

(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

(EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.

(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

Leia também: Avaliação sobre Placas Tectônicas

Conteúdos:

  • Distribuição territorial da população brasileira.
  • Transformações econômicas do período mercantilista ao capitalismo.
  • Impactos ambientais da produção e consumo de mercadorias.

Metodologia:

  • Análise de dados demográficos e econômicos.
  • Estudo de casos históricos e contemporâneos.
  • Debates e discussões em sala de aula.

Avaliação:

  • Apresentação de análises demográficas e econômicas.
  • Participação em debates sobre impactos ambientais.
  • Produção de Pirâmide Etária com base em dados do IBGE.
Leia também: 3 Filmes para compreender a Revolução Industrial

Material Extra para o 2º Bimestre

Canção Relacionada: A canção "Construção" de Chico Buarque pode ser uma excelente escolha para explorar as transformações econômicas e sociais durante o período mercantilista e o advento do capitalismo, relacionando-a com os objetivos EF07GE05 e EF07GE06.

Filme/Documentário: "O Preço do Amanhã" é um filme que aborda o impacto do tempo como moeda e como a busca pelo enriquecimento afeta a sociedade, conectando-se aos objetivos EF07GE05 e EF07GE06.

Experimento Extra: "Rastros da Produção e Consumo"

Objetivo: Demonstração visual dos impactos da produção e consumo de mercadorias no meio ambiente.

Materiais Necessários:

  • Uma jarra de água.
  • Tintas coloridas não tóxicas
  • Pincéis
  • Papel branco
  • Folhas em branco para anotações.


Procedimento:

Encha uma jarra de água e coloque-a em uma mesa.

Explique aos alunos que a jarra de água representa um corpo d'água em um ambiente natural.


Peça aos alunos para imaginar que eles são fabricantes de produtos, como roupas, eletrônicos, brinquedos, etc.

continua



Cada aluno receberá um pincel e uma tinta colorida.

Peça aos alunos que mergulhem o pincel na tinta e desenhem ou escrevam no papel em branco um produto que eles fabricariam.

Em seguida, peça aos alunos que coloquem o papel no interior da jarra de água, simulando a "produção" do produto.

À medida que mais alunos adicionam seus papéis à jarra, a água começará a ficar turva e colorida, representando os impactos da produção e consumo no meio ambiente.

Faça uma discussão em sala de aula sobre como a produção em larga escala e o consumo de mercadorias afetam os recursos naturais e o ambiente.

Leia também: Plano de aula sobre blocos econômicos + cruzadinha para resolver 

Discussão:

Após a conclusão do experimento, os alunos podem discutir como as atividades de produção e consumo afetam o meio ambiente e a distribuição de riqueza em diferentes lugares. Isso ajudará a promover uma compreensão mais crítica das relações entre economia, sociedade e ambiente. 

Objetivos do 3º Bimestre:

(EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

Conteúdos:

  • Rede de transporte e comunicação no Brasil.
  • Processos de industrialização e inovação tecnológica.
  • Elaboração de mapas temáticos e cartogramas.

Metodologia:

  • Análise de mapas e dados geográficos.
  • Estudo de casos sobre industrialização.
  • Utilização de tecnologias digitais para elaborar mapas.

Avaliação: 

  • Elaboração de mapas temáticos e análise de dados geográficos.
  • Participação em discussões sobre a influência das redes de transporte e comunicação.
  • Seminário em grupo com o tema: O transporte do futuro


Leia também: Plano de aula sobre as redes de transporte 

Material Exta para o 3º Bimestre

 Canção Relacionada: A canção "Cidadão" de Zé Geraldo pode ser uma excelente escolha para abordar a influência das redes de transporte e comunicação na vida das pessoas e na configuração do território brasileiro, relacionando-a com o objetivo EF07GE07.

 Filme/Documentário: "Linha de Passe" é um filme que retrata a vida de quatro irmãos em São Paulo, explorando as dinâmicas urbanas, as oportunidades e os desafios da cidade, conectando-se aos objetivos EF07GE07 e EF07GE08. 

Experimento Extra: "Mapeando a Rede de Transporte"

Navegue no site do Museu Virtual do Transporte , e em seguida incentive-os a criarem infográficos da evolução dos transportes no Brasil.

Objetivos do 4º Bimestre 

(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

(EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Conteúdos:

  • Elaboração e interpretação de gráficos.
  • Biomas brasileiros e sua distribuição.
  • Unidades de conservação e o SNUC.

Metodologia:

 Análise de dados socioeconômicos.

  • Estudo dos biomas brasileiros com utilização de atlas e outros materiais.
  • Comparação de unidades de conservação.

Leia também: Como elaborar uma avaliação diagnóstica de geografia 

Avaliação: 

  • Elaboração e interpretação de gráficos.
  • Pesquisa e apresentação sobre unidades de conservação.
  • Produção de Seminário sobre as diferentes áreas de conservação no Brasil e suas classificações

Material Extra para o 4º Bimestre

 Canção Relacionada: A canção "Paisagem da Janela" de Lô Borges pode ser uma excelente escolha para explorar a relação entre a paisagem e a biodiversidade dos biomas brasileiros, conectando-a ao objetivo EF07GE11.

 Filme/Documentário: "O Sal da Terra" é um documentário que aborda a preservação ambiental e o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, permitindo aos alunos refletir sobre a importância da conservação da natureza, relacionando-se com os objetivos EF07GE11 e EF07GE12.

Experimento "Mapeamento interativo de Unidades de Conservação"

Objetivo: Utilizar ferramentas de mapeamento online para explorar visualmente as unidades de conservação.


Materiais: Acesso à internet, computadores ou tablets.


Procedimento: Os alunos usam ferramentas de mapeamento, como Google Earth, para localizar e explorar as unidades de conservação designadas. Eles podem adicionar marcadores, anotações e coletar imagens para suas apresentações.

Leia Também: Como o ChatGPT pode ajudar professores de Geografia 


Considerações finais sobre o planejamento anual do 7º ano 

Professor, espero que este plano seja um ponto de partida para a elaboração dos seus futuros planejamentos. 

Sempre tente adaptar a realidade da sua turma, lembre-se que o planejamento deve ser flexível e sempre tenha na "manga" um plano "B".

E se este texto te ajudou de alguma forma, peço que compartilhe-o nas suas redes sociais assim você estará contribuindo com o meu trabalho.

Gratidão.

Postar um comentário

0 Comentários