Hoje trago aqui para o blog a forma como eu produzo minhas avaliações de geografia. Entra e sai bimestre, e eu sempre vejo alguns colegas com dificuldade em preparar as provas.
Sei muito bem como é isso. Mas o tempo me trouxe experiência e segurança e vou compartilhar com você!
Entendendo o Conteúdo Programático
Antes de começar a elaborar a prova, é fundamental ter uma compreensão clara do conteúdo programático que foi ensinado durante o bimestre. Por exemplo, currículo do o 6º ano de geografia geralmente aborda temas como:
- Geografia Física: relevo, clima, vegetação e hidrografia.
- Geografia Humana: população, urbanização, economia e cultura.
- Cartografia: leitura e interpretação de mapas, escalas e legendas.
Revisar estes tópicos me ajuda a definir quais competências e habilidades que pretendo avaliar. Além disso, consultar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode oferecer as diretrizes sobre as habilidades que os alunos devem desenvolver.
Definindo o Formato da Avaliação da Aprendizagem
As avaliações podem assumir diferentes formatos. Por experiência, percebo que a diversidade no formato pode confundir o aluno. Então sempre escolho um modelo que o aluno vai compreender (questões objetivas) melhor e que facilite a minha vida na hora da correção.
Questões Objetivas
Esse formato é excelente para avaliar o conhecimento factual dos alunos. As questões podem ser de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, ou associativas.
Questões Discursivas
As questões discursivas permitem que os alunos expressem seu entendimento de forma mais abrangente. Aqui, posso pedir que eles expliquem conceitos ou analisem um fenômeno geográfico.
Elaborando as Questões
Após definir o formato da avaliação da aprendizagem, o próximo passo é elaborar as questões. Para isso, é importante ter clareza sobre o que cada questão pretende avaliar. Ao criar as perguntas, busque o equilíbrio entre dificuldade e acessibilidade. Aqui no blog eu explico como faço minhas provas atualmente, com ajuda da inteligência artificial.
Revisando o Modelo de Avaliação
Após criar as questões, é importante revisar a prova. Durante essa revisão, verifique se as questões estão claras e objetivas. Considere se o nível de dificuldade é apropriado para os alunos do 6º ano.
Definindo o Tempo de Teste
Outro aspecto a ser considerado é o tempo disponível para a realização da prova. O tempo deve ser suficiente para que os alunos possam responder todas as perguntas com calma, sem pressa. Geralmente, uma prova de 20 a 30 questões pode exigir entre 1h e 1h30min, dependendo da complexidade das questões. Vai depender da realidade de cada turma.
Aplicando a Avaliação da Aprendizagem
Na hora de aplicar a avaliação da aprendi, é importante criar um ambiente tranquilo e propício para que os alunos se concentrem. Explique claramente as instruções e responda a quaisquer dúvidas que possam surgir antes do início da prova. Além disso, esteja atento ao controle do tempo, para que todos tenham a chance de concluir suas respostas.
Devolutiva e Análise do Erro para os Alunos
Depois de corrigir as provas, fornecer uma correção é fundamental. Durante a análise do erro, o aluno pode refletir sobre seus resultados e acredite é nessa hora que ele aprende!
Comentar sobre o que foi bem feito e o que pode ser melhorado estimula os alunos a refletirem sobre seu aprendizado.
Preparar uma boa avaliação da aprendizagem pode parecer chato, mas com um planejamento cuidadoso e uma abordagem bem pensada pode nos fornecer resultados, o mais parecido possível, com a realidade da turma. Pois sabemos que uma avaliação em si, não retrata a realidade do aluno. Mas esse tema é pauta para outro dia.
Espero ter te ajudado. Comente e compartilhe!
Gratidão!
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Professora Camila Teles