Oi pessoal, tudo bem? Professora Camila aqui. Vamos falar sobre a volta ás aulas? O início de um novo ano letivo sempre traz um misto de expectativas e incertezas, tanto para nós, professores, quanto para os alunos.
Se você já se viu sem saber exatamente como "quebrar o gelo" com a turma no primeiro dia, não se preocupe: eu também já passei por isso.
Afinal, a construção de um ambiente acolhedor é um dos primeiros desafios que enfrentamos no retorno às aulas.
É nesse contexto que as dinâmicas e brincadeiras se tornam aliadas. Elas ajudam a desconstruir barreiras entre os alunos e promovem empatia, colaboração e o desenvolvimento das tão comentadas habilidades socioemocionais, alinhadas às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Atividades como essas reforçam a ideia de que o aprendizado não se dá apenas no conteúdo formal, mas também nas interações e experiências vividas em sala.
Ao planejar as dinâmicas que trago aqui, busquei selecionar opções que vão além de momentos descontraídos.
Cada uma delas é pensada para estimular o protagonismo dos alunos, fomentar a curiosidade e tornar a aula descontraída desde o primeiro contato. Tenho certeza de que você encontrará aquela que se encaixa perfeitamente no perfil da sua turma.
Então, se você estava sem ideias para começar o ano letivo, pode relaxar! Aqui estão 9 dinâmicas práticas e criativas que vão transformar o primeiro dia de aula em um marco para sua turma. Vamos lá?
1 Dinâmica do Desenho Coletivo
Objetivo: Promover a criatividade artística e colaboração do trabalho em equipe.
A dinâmica do desenho coletivo foca em desenvolver o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes.
Para executar a dinâmica, você vai precisar de material para desenho e pintura ( lápis de cor, canetinha, giz de cera, etc) Esse material é separado e distribuído para as pessoas dos grupos.
Cada participante é responsável por uma cor e só ele pode utilizá-la. Todas as cores devem estar presentes no trabalho.
O tema do desenho pode ser sorteado pelo professor ou escolhido pelos próprios estudantes. No final da dinâmica todos expressam suas impressões sobre a construção coletiva.
2 – Dinâmica Escrevendo com a mesma letra
Objetivo: Desenvolve raciocínio com rapidez e desperta a criatividade.
Nessa dinâmica todos os alunos devem se sentar em círculo, e o professor deve fazer perguntas aos alunos.
É importante que o professor prepare as perguntas antes de entrar em sala de aula. O desafio é produzir respostas com a mesma letra definida previamente pelo professor ou através de um sorteio.
Um exemplo para ajudar: Tudo com letra D “Para que serve esse objeto?” Desvendar. “Qual o nome da prima de fulana?” Débora. “ Onde ela mora?” Dinamarca. E assim por diante. No final, todos vão se surpreender com a história que foi criada.
3 – Dinâmica: Descubra quem sou eu
Objetivo: Promover a aproximação e construção de bons relacionamentos com os colegas, compartilhando suas características, gostos, sonhos e opiniões dos colegas.
Para executar o professor (a) deve colocar as seguintes perguntas no quadro:
- A - Sou natural de:
- B– Minha comida preferida é
- C– Estilo musical preferido
- D – Um ídolo
- E – O que eu menos gosto de fazer é
- F – O que mais gosto de fazer é
- G – Objetivo de vida
- H – Um sonho material
- I - O importante é
- J - Adoro gente que
- K - Meus piores defeitos
- L - Minhas melhores qualidade
- M– Estudo para
- N – Uma frase de efeito
Cada aluno recebe uma folha e responde às perguntas sem deixar que os colegas vejam.
Colocar o nome no final, dobrar o papel e entregar ao professor (a). O professor (a) divide a turma em duas equipes e coloca as folhas com as respostas dos alunos em dois sacos diferentes (um para cada equipe).
Cada equipe deve ter um porta-voz, o professor deve sortear uma folha de resposta e lê-las em voz alta. A equipe adversária deve descobrir que é aquele colega. Vence a equipe que acertar mais.
LEIA TAMBÉM: PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA 7º ANO
4 – Mímica de Filme
Objetivo: Promover a criatividade, desenvoltura e quebra de timidez entre os alunos.
Essa dinâmica e bem simples e o nome é auto explicativo. Divida a turma um duas equipes e peça para que cada equipe liste o nome de dez filmes. Depois troque as folhas e inicie as mímicas, vence a equipe que acertar mais.
5 – Encaixe o lápis na garrafa
Objetivo: Alcançar metas em equipe, sabendo que o resultado final depende do esforço de todos.
Essa dinâmica consiste em amarrar um barbante em uma caneta, a quantidade barbantes vai depender da quantidade de alunos. Você vai precisar também de uma garrafa pet vazia.
Depois de amarrar todos os barbantes, coloque os participantes em círculo e peça para que eles prendam a outra ponta do barbante na cintura. O desafio agora é colocar a caneta dentro da garrafa. A turma pode ser divida em equipes e vence a equipe que encaixar a caneta na garrafa em menos tempo.
LEIA TAMBÉM: PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA 8º ANO
6 – História Coletiva
Objetivo: estimular a criatividade
Essa dinâmica volta às aulas pode ser feita com toda a turma. Em círculo um aluno começa uma história com uma frase, cada aluno deve repetir a frase do colega e acrescentar uma nova frase à história. Sai da brincadeira o aluno que errar a sequencia da frase e ganha o aluno que sobrar.
7 – Dança das Cadeiras
Objetivo: Desenvolver atenção e agilidade.
Essa brincadeira é um clássico das brincadeiras. Consiste em dispor uma quantidade de cadeiras em círculo, essa quantidade deve ser menos um aluno. Ou seja, se a sala tem 20 alunos, você deve disponibilizar 19 cadeiras.
Coloque uma música e peça para os alunos rodarem em volta, quando a música parar os participantes devem se sentar na cadeira.
Um ficará de pé e sairá da brincadeira. Retire uma cadeira e continue até sobrar apenas uma cadeira e dois participantes. Vence aquele que conseguir sentar.
8 – Cante o desenho
Objetivo: Estimular habilidades artísticas de abstração de informações.
Essa dinâmica consiste em e separar a turma em duplas, a dupla deve receber uma imagem ou foto, um participante começa a falar sobre a imagem e o outro tenta representa-la. Essa descrição não pode revelar o que é a imagem
9- Atravesse a lava
Objetivo: Promover a colaboração para executar trabalho em equipe.
A tarefa consiste na travessia da sala, ou área demarcada, sem que nenhum dos integrantes pise no chão. Para isso, são necessários pedaços de jornal ou papelão. Cada grupo recebe dois jornais, de forma que seus integrantes caibam de pé sobre um deles.
Em seguida grupo deve desenvolver sua estratégia para o cumprimento da tarefa, que consiste na passagem dos integrantes de um jornal (ocupado) para o próximo (vazio). Ganha a equipe que chegar primeiro no ponto final.
Conclusão
Como professora de Geografia, posso dizer com plena confiança que dinâmicas e brincadeiras fazem toda a diferença no início das aulas. Ao longo dos anos, experimentei várias delas e sempre me surpreendo com os resultados: mais integração, mais participação e, acima de tudo, mais alegria no ambiente escolar.
Duas das minhas preferidas são "Encaixe o Lápis na Garrafa" e "Atravesse a Lava". Elas sempre rendem momentos divertidos e os alunos simplesmente adoram!
Espero que esta seleção de dinâmicas para volta às aulas tenha te inspirado a criar um início de ano mais leve e acolhedor para seus alunos.
Proporcionar um ambiente positivo logo nos primeiros encontros é essencial para fortalecer os laços entre a turma e construir uma base sólida para o aprendizado ao longo do ano.
Se essas ideias te ajudaram de alguma forma, não guarde só para você! Compartilhe com seus colegas.
Gratidão!
2 Comentários
Gratidão
ResponderExcluirObrigada pela visita!
ExcluirGostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles