Oi, pessoal! Hoje eu quero compartilhar uma ideia muito bacana de plano de aula para trabalhar a paisagem geográfica usando a música como ferramenta.
Essa metodologia tem funcionado super bem com meus alunos, porque a música se conecta diretamente com as emoções, tornando o conteúdo mais acessível e interessante para eles.
continua
Eu sei que a paisagem , o território , o espaço geográfico e as outras categorias da Geografia podem parecer abstratos para os alunos.
E a música, por ser algo que eles já consomem no dia a dia, ajuda muito a aproximar esses conceitos da realidade deles. A ideia aqui é aproveitar a música para fazer com que eles se envolvam mais com o conteúdo.
Então, a proposta é bem simples, mas super eficiente. Vou te explicar como costumo fazer. Primeiro, a gente escolhe algumas músicas que têm a ver com a paisagem ou que mencionam lugares, espaços, e até as mudanças que neles ocorrem ao longo do tempo.
O legal é que dá pra fazer várias conexões com os conceitos de Geografia de uma maneira bem leve e divertida.
LEIA TAMBÉM: 50 MÚSICAS PARA ESTUDAR GEOGRAFIA
Metodologia e Materiais
Você só vai precisar de um dispositivo de som, as letras das músicas impressas, alguns materiais para os alunos fazerem anotações e, se quiser dar um t
Eu começo com uma escuta ativa . Ou seja, você vai tocar uma música que retrata uma paisagem ou algum aspecto geográfico e pedir para que os alunos prestem atenção nas referências de espaço e nas especificações de lugares.
continua
A música é o ponto de partida, e, a partir daí, eles já começam a identificar as categorias que as pessoas querem trabalhar, como lugar , território , e espaço geográfico .
Lista de Músicas para Trabalhar Paisagem
Aqui vão algumas sugestões de músicas que eu costumo usar e que sempre geram ótimas promoções:
- "Ora Bolas" – Palavra Cantada : Essa música fala de como os lugares se conectam, desde a rua, a cidade até o planeta. É ótimo para trabalhar em diferentes escalas geográficas.
- "Aquarela" – Toquinho : Essa é excelente para estimular a imaginação sobre as transformações das paisagens e a construção de lugares.
- "Trem do Pantanal" – Almir Sater : Traz uma descrição maravilhosa da paisagem natural e cultural do Pantanal, e permite discutir as mudanças nas paisagens ao longo do tempo.
- "Sampa" – Caetano Veloso : Essa música tem muito sobre a paisagem urbana e como os lugares vão sendo transformados pelas pessoas e pelo tempo.
- "Sertãozinho" – Rolando Boldrin : Ótimo para discutir a paisagem rural e o espaço natural no contexto brasileiro.
Depois que a gente escuta e discute as músicas, é hora da atividade prática .
Proposta de Avaliação: Criando uma Paródia
Essa parte é a favorita dos alunos! Eu costumo dividir a turma em grupos e proponho que cada grupo crie uma paródia de uma música conhecida, mas com a letra adaptada para incluir os conceitos de Geografia que discutimos. Eles usam a criatividade para trazer os temas de paisagem , território e espaço geográfico de forma divertida.
Cada grupo vai passar por algumas etapas:
- Pesquisa : Eles revisam os conc
- Criação da paródia : Depois de escolher uma música, eles adaptam a letra para incluir os conceitos que você aprende.
- Ensaio : Eles praticam a música para garantir que todos os membros do grupo participem ativamente.
- Apresentação : A paródia pode ser apresentada ao vivo ou gravada, dependendo dos recursos e da vontade da turma.
O legal dessa atividade é que, além de ser super divertido, ela reforça o conteúdo da forma prática. Os alunos acabam assimilando melhor os conceitos e, de quebra, trabalham a criatividade e a colaboração em grupo.
LEIA TAMBÉM: PLANO DE AULA - PAISAGEM NATURAL E MODIFICADA
Atividade Extra: Gravação e Divulgação
Se sua escola permitir, eu sugiro que você grave as paródias e divulgue nas redes sociais da escola. Isso não só valoriza o trabalho dos alunos, mas também cria um vínculo maior entre eles e a comunidade escolar.
Além disso, é uma forma de dar visibilidade ao aprendizado deles e de mostrar que a Geografia pode, sim, ser ensinada de maneira lúdica e envolvente.
Usar a música como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia é uma maneira super eficiente de tornar o aprendizado mais significativo .
continue
A cada aula que eu aplico essa dinâmica, sinto que os alunos se conectam melhor com os conceitos, porque eles dão ver a Geografia no cotidiano deles, de forma prática e leve.
Então, professor(a), eu te convido a experimentar essa metodologia! Teste na sua sala de aula e veja como seus alunos se engajam. E, claro, depois volte aqui e me conte como foi.
Se você achou esse plano de aula útil, compartilhe com seus colegas! Vamos inovar juntos e criar aulas cada vez mais dinâmicas.
0 Comentários
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles