Plano de Aula: Estudando a Paisagem com Música

Oi, pessoal! Hoje eu quero compartilhar uma ideia muito bacana de plano de aula para trabalhar a paisagem geográfica usando a música como ferramenta. 

Essa metodologia tem funcionado super bem com meus alunos, porque a música se conecta diretamente com as emoções, tornando o conteúdo mais acessível e interessante para eles.

continua


Eu sei que a paisagem , o território , o espaço geográfico e as outras categorias da Geografia podem parecer abstratos para os alunos. 

E a música, por ser algo que eles já consomem no dia a dia, ajuda muito a aproximar esses conceitos da realidade deles. A ideia aqui é aproveitar a música para fazer com que eles se envolvam mais com o conteúdo.

Então, a proposta é bem simples, mas super eficiente. Vou te explicar como costumo fazer. Primeiro, a gente escolhe algumas músicas que têm a ver com a paisagem ou que mencionam lugares, espaços, e até as mudanças que neles ocorrem ao longo do tempo. 

O legal é que dá pra fazer várias conexões com os conceitos de Geografia de uma maneira bem leve e divertida.

LEIA TAMBÉM: 50 MÚSICAS PARA ESTUDAR GEOGRAFIA 

Metodologia e Materiais

Você só vai precisar de um dispositivo de som, as letras das músicas impressas, alguns materiais para os alunos fazerem anotações e, se quiser dar um t

Eu começo com uma escuta ativa . Ou seja, você vai tocar uma música que retrata uma paisagem ou algum aspecto geográfico e pedir para que os alunos prestem atenção nas referências de espaço e nas especificações de lugares. 

continua


A música é o ponto de partida, e, a partir daí, eles já começam a identificar as categorias que as pessoas querem trabalhar, como lugar , território , e espaço geográfico .

Lista de Músicas para Trabalhar Paisagem

Aqui vão algumas sugestões de músicas que eu costumo usar e que sempre geram ótimas promoções:

  • "Ora Bolas" – Palavra Cantada : Essa música fala de como os lugares se conectam, desde a rua, a cidade até o planeta. É ótimo para trabalhar em diferentes escalas geográficas.
  • "Aquarela" – Toquinho : Essa é excelente para estimular a imaginação sobre as transformações das paisagens e a construção de lugares.
  • "Trem do Pantanal" – Almir Sater : Traz uma descrição maravilhosa da paisagem natural e cultural do Pantanal, e permite discutir as mudanças nas paisagens ao longo do tempo.
  • "Sampa" – Caetano Veloso : Essa música tem muito sobre a paisagem urbana e como os lugares vão sendo transformados pelas pessoas e pelo tempo.
  • "Sertãozinho" – Rolando Boldrin : Ótimo para discutir a paisagem rural e o espaço natural no contexto brasileiro.

Depois que a gente escuta e discute as músicas, é hora da atividade prática .

Proposta de Avaliação: Criando uma Paródia

Essa parte é a favorita dos alunos! Eu costumo dividir a turma em grupos e proponho que cada grupo crie uma paródia de uma música conhecida, mas com a letra adaptada para incluir os conceitos de Geografia que discutimos. Eles usam a criatividade para trazer os temas de paisagem , território e espaço geográfico de forma divertida.

Cada grupo vai passar por algumas etapas:

  1. Pesquisa : Eles revisam os conc
  2. Criação da paródia : Depois de escolher uma música, eles adaptam a letra para incluir os conceitos que você aprende.
  3. Ensaio : Eles praticam a música para garantir que todos os membros do grupo participem ativamente.
  4. Apresentação : A paródia pode ser apresentada ao vivo ou gravada, dependendo dos recursos e da vontade da turma.

O legal dessa atividade é que, além de ser super divertido, ela reforça o conteúdo da forma prática. Os alunos acabam assimilando melhor os conceitos e, de quebra, trabalham a criatividade e a colaboração em grupo.

LEIA TAMBÉM: PLANO DE AULA - PAISAGEM NATURAL E MODIFICADA



Atividade Extra: Gravação e Divulgação

Se sua escola permitir, eu sugiro que você grave as paródias e divulgue nas redes sociais da escola. Isso não só valoriza o trabalho dos alunos, mas também cria um vínculo maior entre eles e a comunidade escolar. 

Além disso, é uma forma de dar visibilidade ao aprendizado deles e de mostrar que a Geografia pode, sim, ser ensinada de maneira lúdica e envolvente.

Usar a música como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia é uma maneira super eficiente de tornar o aprendizado mais significativo

continue


A cada aula que eu aplico essa dinâmica, sinto que os alunos se conectam melhor com os conceitos, porque eles dão ver a Geografia no cotidiano deles, de forma prática e leve.

Então, professor(a), eu te convido a experimentar essa metodologia! Teste na sua sala de aula e veja como seus alunos se engajam. E, claro, depois volte aqui e me conte como foi.

Se você achou esse plano de aula útil, compartilhe com seus colegas! Vamos inovar juntos e criar aulas cada vez mais dinâmicas.

Postar um comentário

0 Comentários