Plano de aula: Migrações do século XXI + Proposta Avaliativa
O fenômeno das migrações é um dos aspectos mais dinâmicos da geografia moderna e oferece um campo fértil para discussões sobre as causas e consequências desses deslocamentos.
Este plano de aula foi desenvolvido para o 8º ano, proporcionando uma abordagem estruturada que permite aos professores abordar o tema de maneira didática e interativa.
Ao investigar as causas das migrações contemporâneas, como os conflitos, crises econômicas e mudanças climáticas, os alunos terão a chance de entender as complexidades das rotas migratórias atuais e seus impactos globais.
A metodologia proposta, que inclui o uso de um filme relevante e a análise de notícias recentes, visa engajar os alunos em uma reflexão crítica sobre o fenômeno migratório.
Além disso, a proposta de avaliação por meio de um seminário em grupos oferece uma forma prática e colaborativa para que os estudantes desenvolvam suas habilidades de pesquisa e apresentação, promovendo uma aprendizagem mais significativa e aplicada. Então vamos começar!
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Título da aula: Migrações do século XXI
Objeto de Conhecimento/Conteúdos:- Distribuição da população mundial.
- Fatores de Atração X Fatores de Repulsão.
- Imigrante X Refugiado.
- Impactos sociais, políticos e ambientais causados pelos deslocamentos forçados.
Habilidades da BNCC Geografia 8º ano EFII
(EF08GE01): Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
(EF08GE02): Analisar os fatores que impulsionam as migrações internas e internacionais e suas consequências socioeconômicas e culturais para as regiões envolvidas
(EF08GE02): Analisar os fatores que impulsionam as migrações internas e internacionais e suas consequências socioeconômicas e culturais para as regiões envolvidas
Metodologia para a aula de migrações internacionais
Após o filme, peça aos alunos que pesquisem em sites de notícias recentes sobre as migrações no século XXI.
Incentive discussões em grupo sobre os motivos e consequências dessas migrações, relacionando com as questões contemporâneas de distribuição populacional.
Espera-se que os alunos encontrem notícias de diversos países que atualmente estão passando por um processo de emigração em massa.
Como por exemplo o número crescente de refugiados palestinos pelo Brasil e pelo mundo que remonta o histórico de guerras entre Israel e Palestina.
Este deslocamento forçado reflete a complexidade e a persistência das tensões regionais, que continuam a impactar significativamente a vida de muitas pessoas ao redor do mundo.
Outro caso notável é o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, que gerou um fluxo significativo de refugiados em busca de segurança e estabilidade.
Outro caso notável é o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, que gerou um fluxo significativo de refugiados em busca de segurança e estabilidade.
A crise ( Ucrânia e Rússia) em andamento resultou em grandes deslocamentos populacionais, levando muitas pessoas a procurar refúgio em países vizinhos, alterando dinâmicas migratórias e desafiando as políticas de acolhimento.
Desde meados de 2017, o Brasil tem recebido um número considerável de refugiados venezuelanos devido à crise econômica e política severa na Venezuela.
Desde meados de 2017, o Brasil tem recebido um número considerável de refugiados venezuelanos devido à crise econômica e política severa na Venezuela.
Além disso, o desastre ambiental causado pelo terremoto no Haiti em 2010 levou ao surgimento dos refugiados ambientais, que foram forçados a deixar suas casas em busca de segurança e melhores condições de vida. Estes exemplos ilustram a diversidade e a complexidade dos fenômenos migratórios atuais.
Cada grupo será responsável por pesquisar e apresentar dados e fatos sobre os impactos das “novas imigrações em massa” e os motivos por trás desses deslocamentos populacionais.
Além desses critérios, será importante que os alunos demonstrem habilidades específicas conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Os seminários servirão como um espaço para os alunos exercitarem a articulação entre teoria e prática, desenvolvendo a capacidade de realizar pesquisas independentes e apresentá-las de forma clara e objetiva.
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Avaliação por meio de seminário sobre migrações internacionais
A avaliação se dará por meio de um seminário, proporcionando uma oportunidade para que os alunos demonstrem seu entendimento e capacidade de análise crítica. Para isso, a turma será dividida em pequenos grupos.
Cada grupo será responsável por pesquisar e apresentar dados e fatos sobre os impactos das “novas imigrações em massa” e os motivos por trás desses deslocamentos populacionais.
Os critérios avaliativos serão cuidadosamente delineados para assegurar uma avaliação justa e abrangente. Pontualidade será avaliada, incentivando os alunos a cumprirem os prazos estabelecidos para a preparação e apresentação do seminário.
O domínio do conteúdo será essencial, esperando-se que os alunos apresentem um conhecimento profundo e articulado sobre os tópicos pesquisados.
O domínio do conteúdo será essencial, esperando-se que os alunos apresentem um conhecimento profundo e articulado sobre os tópicos pesquisados.
A qualidade da pesquisa será verificada, destacando-se a relevância e a veracidade das informações obtidas. A curadoria e apresentação de material visual, como slides ou vídeos, serão valorizadas, promovendo o uso de recursos multimídia para tornar as apresentações mais dinâmicas e envolventes.
Além desses critérios, será importante que os alunos demonstrem habilidades específicas conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ao descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, os alunos deverão discutir os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes, atendendo à habilidade (EF08GE01).
Outra habilidade fundamental a ser observada é analisar os fatores que impulsionam as migrações internas e internacionais e suas consequências socioeconômicas e culturais para as regiões envolvidas.(EF08GE02)
Os seminários servirão como um espaço para os alunos exercitarem a articulação entre teoria e prática, desenvolvendo a capacidade de realizar pesquisas independentes e apresentá-las de forma clara e objetiva.
Espera-se que, através desse processo, os alunos compreendam melhor as complexidades das migrações contemporâneas e suas implicações globais, além de aprimorar suas habilidades de comunicação e trabalho em grupo.
Essa metodologia enriquece o aprendizado sobre temas geográficos e também prepara os alunos para enfrentar desafios reais, desenvolvendo competências essenciais para a vida acadêmica e profissional.
Essa metodologia enriquece o aprendizado sobre temas geográficos e também prepara os alunos para enfrentar desafios reais, desenvolvendo competências essenciais para a vida acadêmica e profissional.
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Conclusão sobre a aula de movimentos migratórios da atualidade
Espero que este plano de aula sobre as migrações do século XXI tenha sido útil e inspirador para suas práticas pedagógicas.
Como professor, você desempenha um papel fundamental na formação dos alunos e na preparação deles para compreender o mundo em que vivemos.
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Professora Camila Teles