O fenômeno das migrações é um dos aspectos mais dinâmicos da geografia moderna e oferece um campo fértil para discussões sobre as causas e consequências desses deslocamentos.
Este plano de aula foi desenvolvido para o 8º ano, proporcionando uma abordagem estruturada que permite aos professores abordar o tema de maneira didática e interativa.
Ao investigar as causas das migrações contemporâneas, como os conflitos, crises econômicas e mudanças climáticas, os alunos terão a chance de entender as complexidades das rotas migratórias atuais e seus impactos globais.
A metodologia proposta, que inclui o uso de um filme relevante e a análise de notícias recentes, visa engajar os alunos em uma reflexão crítica sobre o fenômeno migratório.
Além disso, a proposta de avaliação por meio de um seminário em grupos oferece uma forma prática e colaborativa para que os estudantes desenvolvam suas habilidades de pesquisa e apresentação, promovendo uma aprendizagem mais significativa e aplicada.
Então vamos começar!
LEIA TAMBÉM: COMO ACOLHER ALUNOS IMIGRANTES
Objeto de Conhecimento/Conteúdos:
- Distribuição da população mundial.
- Fatores de Atração X Fatores de Repulsão.
- Imigrante X Refugiado.
- Impactos sociais, políticos e ambientais causados pelos deslocamentos forçados.
Habilidades da BNCC Geografia 8º ano EFII
(EF08GE02): Analisar os fatores que impulsionam as migrações internas e internacionais e suas consequências socioeconômicas e culturais para as regiões envolvidas
Desenvolvimento da Aula
Para iniciar a aula, proponha a exibição do filme "Ensaio Sobre a Cegueira" que, embora fictício, aborda questões sobre comportamento humano em situações extremas e pode gerar reflexões sobre deslocamentos populacionais em tempos de crise.
Após o filme, peça aos alunos que pesquisem em sites de notícias recentes sobre as migrações no século XXI.
Incentive discussões em grupo sobre os motivos e consequências dessas migrações, relacionando com as questões contemporâneas de distribuição populacional.
Espera-se que os alunos encontrem notícias de diversos países que atualmente estão passando por um processo de emigração em massa.
Como por exemplo o número crescente de refugiados palestinos pelo Brasil e pelo mundo que remonta o histórico de guerras entre Israel e Palestina.
Este deslocamento forçado reflete a complexidade e a persistência das tensões regionais, que continuam a impactar significativamente a vida de muitas pessoas ao redor do mundo.
Outro caso notável é o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, que gerou um fluxo significativo de refugiados em busca de segurança e estabilidade.
A crise ( Ucrânia e Rússia) em andamento resultou em grandes deslocamentos populacionais, levando muitas pessoas a procurar refúgio em países vizinhos, alterando dinâmicas migratórias e desafiando as políticas de acolhimento.
Desde meados de 2017, o Brasil tem recebido um número considerável de refugiados venezuelanos devido à crise econômica e política severa na Venezuela.
Além disso, o desastre ambiental causado pelo terremoto no Haiti em 2010 levou ao surgimento dos refugiados ambientais, que foram forçados a deixar suas casas em busca de segurança e melhores condições de vida. Estes exemplos ilustram a diversidade e a complexidade dos fenômenos migratórios atuais.
Avaliação da Aprendizagem
A avaliação se dará por meio de um seminário, proporcionando uma oportunidade para que os alunos demonstrem seu entendimento e capacidade de análise crítica. Para isso, a turma será dividida em pequenos grupos.
Cada grupo será responsável por pesquisar e apresentar dados e fatos sobre os impactos das “novas imigrações em massa” e os motivos por trás desses deslocamentos populacionais.
Os critérios avaliativos serão cuidadosamente delineados para assegurar uma avaliação justa e abrangente. Pontualidade será avaliada, incentivando os alunos a cumprirem os prazos estabelecidos para a preparação e apresentação do seminário.
O domínio do conteúdo será essencial, esperando-se que os alunos apresentem um conhecimento profundo e articulado sobre os tópicos pesquisados.
A qualidade da pesquisa será verificada, destacando-se a relevância e a veracidade das informações obtidas. A curadoria e apresentação de material visual, como slides ou vídeos, serão valorizadas, promovendo o uso de recursos multimídia para tornar as apresentações mais dinâmicas e envolventes.
Além desses critérios, será importante que os alunos demonstrem habilidades específicas conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ao descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, os alunos deverão discutir os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes, atendendo à habilidade (EF08GE01).
Outra habilidade fundamental a ser observada é analisar os fatores que impulsionam as migrações internas e internacionais e suas consequências socioeconômicas e culturais para as regiões envolvidas.(EF08GE02)
Os seminários servirão como um espaço para os alunos exercitarem a articulação entre teoria e prática, desenvolvendo a capacidade de realizar pesquisas independentes e apresentá-las de forma clara e objetiva.
Espera-se que, através desse processo, os alunos compreendam melhor as complexidades das migrações contemporâneas e suas implicações globais, além de aprimorar suas habilidades de comunicação e trabalho em grupo.
Essa metodologia enriquece o aprendizado sobre temas geográficos e também prepara os alunos para enfrentar desafios reais, desenvolvendo competências essenciais para a vida acadêmica e profissional.
Chegamos ao final do planejamento, espero que este plano de aula sobre as migrações do século XXI tenha sido útil para você.
Como professor, você desempenha um papel fundamental na formação dos alunos e na preparação deles para compreender o mundo em que vivemos.
Se gostou, compartilhe e deixe seu comentário!
Gratidão!
0 Comentários
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles