Caça-Palavras: Formação do Mundo Capitalista
Neste caça-palavras, você encontrará termos fundamentais que moldaram a economia mundial durante os séculos XV e XVI. As palavras-chave que você precisa encontrar são:
- Pacto Colonial
- Burguesia
- Portulano
- Mercantilismo
- Feitorias
- Caravelas
- Novo mundo
- DIT ( Divisão internacional do trabalho)
- Bússola
- Manufatura
- Colonialismo
- Matéria-prima
- Porto
- Astrolábio
- Metrópole
Habilidade BNCC: (EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.
A inclusão de atividades como o caça-palavras é importante para diversificar as linguagens de ensino e aprendizagem, tornando o processo educativo mais dinâmico e engajador.
Diversificar as linguagens no ensino é essencial para atender às diversas necessidades e preferências dos estudantes.
Atividades lúdicas como o caça-palavras não só tornam o aprendizado mais prazeroso, mas também incentivam a aprendizagem e a compreensão dos termos estudados de forma prática e divertida.
Através de diferentes metodologias, os alunos podem desenvolver habilidades cognitivas, como a percepção visual e a capacidade de análise, além de reforçar o vocabulário específico da disciplina.
A inclusão de atividades como o caça-palavras é importante para diversificar as linguagens de ensino e aprendizagem, tornando o processo educativo mais dinâmico e engajador.
Diversificar as linguagens no ensino é essencial para atender às diversas necessidades e preferências dos estudantes.
Atividades lúdicas como o caça-palavras não só tornam o aprendizado mais prazeroso, mas também incentivam a aprendizagem e a compreensão dos termos estudados de forma prática e divertida.
Através de diferentes metodologias, os alunos podem desenvolver habilidades cognitivas, como a percepção visual e a capacidade de análise, além de reforçar o vocabulário específico da disciplina.
Atividade extra sobre Formação do Mundo Capitalista ( Produção de texto coletivo ou individual)
Essa atividade ajuda a contextualizar os termos e a compreender melhor os conceitos relacionados à formação do mundo capitalista, fortalecendo a habilidade de interpretação e produção textual.
Espera-se que o aluno escreva um pequeno texto que aborde o conteúdo de maneira lógica e linear. O texto abaixo pode servir como modelo.
Formação do Mundo Capitalista do início ao "fim"
Durante a formação do mundo capitalista, diversos elementos e práticas foram fundamentais. O Pacto Colonial estabeleceu uma relação econômica entre metrópoles europeias e suas colônias, garantindo o fornecimento de matéria-prima para as indústrias metropolitanas.A burguesia emergente se beneficiou deste sistema, impulsionando o mercantilismo, uma política econômica que visava o acúmulo de riquezas através do comércio.
Os portulanos, mapas náuticos detalhados, e instrumentos como a bússola e o astrolábio foram importantes para a navegação das caravelas pelos oceanos, explorando o novo mundo e estabelecendo feitorias em diversos portos.
Estas feitorias atuavam como centros de comércio e abastecimento, facilitando o fluxo de mercadorias.
O colonialismo também promoveu a divisão internacional do trabalho (DIT), onde as colônias forneciam recursos naturais e produtos agrícolas enquanto as metrópoles se dedicavam à manufatura de bens.
O colonialismo também promoveu a divisão internacional do trabalho (DIT), onde as colônias forneciam recursos naturais e produtos agrícolas enquanto as metrópoles se dedicavam à manufatura de bens.
Os produtos manufaturados eram então redistribuídos, consolidando a supremacia econômica das metrópoles.
Nos portos das colônias e metrópoles, a circulação de mercadorias intensificava o poder econômico das nações envolvidas.
Assim, através do comércio, da exploração e da industrialização, o mundo capitalista foi sendo moldado, estabelecendo as bases para a economia global moderna.
Ao final, o aluno deve compreender como esses elementos históricos e econômicos estão interligados, formando um panorama complexo da transição para o capitalismo.
Espero que esse post tenha te ajudado de alguma forma.
Compartilhe conosco o que achou do caça-palavras e como ele ajudou no seu planejamento de aula.
Seu feedback é muito importante para continuarmos melhorando e criando conteúdos que façam a diferença na sua jornada como professor de geografia.
E se você gostou dessa atividade compartilhe com seus colegas!
Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
Ferramenta para criação de caça-palavras: Site da Educolorir.
Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
Ferramenta para criação de caça-palavras: Site da Educolorir.
0 Comentários
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles