O Plano de Aula Sobre “Minha Cidade” Que Vai Transformar Suas Aulas de Geografia

crianças estudando

Vou te explicar como criar um plano de aula sobre "minha cidade" que desperte seus alunos e desenvolva neles um olhar mais crítico e investigativo sobre o espaço urbano. 

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Veja bem, a cidade em que vivemos carrega histórias, transformações e muitas lições para quem está disposto a olhar além do que é cotidiano.

Este plano de aula é pensado para o Ensino Fundamental e está alinhado às habilidades da BNCC, podendo ser aplicada em todas as turmas do 6º ao 9º ano. a seguir veja quais as habilidades que podemos trabalhar.

  • EF06GE01: Comparar modificações nas paisagens e usos dos lugares em diferentes tempos, analisando alterações por diferentes sociedades, com destaque para os povos originários.
  • EF06GE06: Identificar características de paisagens transformadas pelo trabalho humano, com ênfase no desenvolvimento da agropecuária e da industrialização.
  • EF07GE02: Relacionar as atividades econômicas ao aproveitamento dos recursos naturais no Brasil e no mundo.
  • EF08GE10: Identificar e analisar os principais sistemas produtivos mundiais e seus impactos no espaço geográfico.
  • EF09GE02: Relacionar o papel dos processos históricos e das transformações econômicas na configuração das cidades.

Agora que sabemos onde queremos chegar, vou detalhar como organizar sua aula, desde a metodologia até os critérios de avaliação.

Metodologia de Ensino

Plano de Aula: Minha Cidade


Eu sempre digo que ensinar Geografia é abrir os olhos dos alunos para o mundo ao redor. Para isso, o método que utilizo mescla investigação, pesquisa prática e apresentação de resultados. 

A ideia aqui é tirar os alunos da rotina de apenas ouvir e fazê-los experimentar o conhecimento.

Comece explicando que eles serão pesquisadores da própria cidade. Divida a turma em grupos e apresente temas para pesquisa, como a origem do município, o bairro mais antigo e mais recente, e as principais atividades econômicas. 

Explique que eles precisarão buscar informações em fontes diversas: entrevistas com moradores antigos, registros históricos e até mesmo observando as mudanças visíveis no espaço urbano.

Esse contato direto com a realidade local faz toda a diferença, porque eles estudam,  e vivenciam o conteúdo. É importante incentivar o registro dessas informações de forma criativa, como em desenhos, fotografias ou anotações, que serão utilizadas na próxima etapa da aula.

Proposta de Atividade Avaliativa

Agora vou te mostrar como transformar a pesquisa em algo ainda mais enriquecedor. Depois que os alunos coletarem as informações, oriente-os a organizar tudo em um painel que represente as transformações da cidade ao longo do tempo.

Peça que usem cartolinas, gráficos, mapas e imagens para contar essa história. 

A montagem do painel deve refletir o que foi aprendido na pesquisa, mas também permitir uma análise mais crítica sobre como as mudanças econômicas, culturais e sociais moldaram o espaço urbano.

Ao final, promova uma exposição com os painéis. 

Cada grupo apresenta seu trabalho, explicando as descobertas e as interpretações feitas sobre a evolução da cidade. 

Isso não só valoriza o esforço de cada grupo, mas também fomenta o compartilhamento de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de Avaliação

A avaliação, para mim, é uma forma de entender como os alunos absorveram o conteúdo e se envolveram com a proposta. Não basta apenas corrigir o produto final; o processo também deve ser valorizado. Por isso, elaborei alguns critérios para garantir uma análise completa:

  1. Pesquisa: Avalie se os alunos buscaram informações relevantes e confiáveis, e como organizaram os dados coletados. Verifique a profundidade com que abordaram os temas propostos e se usaram fontes variadas. Considere detalhar como os alunos poderiam entrevistar moradores antigos ou usar mapas históricos, para dar mais subsídios

  2. Documentação: Observe se as fotografias, desenhos ou relatos apresentados têm qualidade e relevância para o tema. A ideia aqui é que os registros complementem e enriqueçam o trabalho.

  1. Montagem do Painel: Analise a organização e a criatividade na apresentação. Veja se as informações estão dispostas de forma clara e se o painel representa bem as mudanças observadas na cidade.

  2. Participação Individual: Durante o processo, perceba como cada aluno contribuiu para o grupo. Valorize o engajamento, a responsabilidade e a disposição em colaborar.

  3. Apresentação: Na exposição dos painéis, preste atenção na clareza com que os grupos comunicam suas ideias e explicam suas interpretações.

Com esses critérios, você conseguirá avaliar o conhecimento adquirido e as  habilidades desenvolvidas ao longo do projeto.

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conclusão

Aplicar o plano de aula sobre "minha cidade" em sala de aula é uma oportunidade incrível de aproximar os alunos da história e da geografia local. 

Quando eles percebem como o espaço urbano está em constante transformação, passam a valorizar mais o lugar onde vivem e a entender melhor as relações sociais, econômicas e culturais ao seu redor.

Espero que esse plano de aula tenha sido útil para você e que sirva como uma inspiração para transformar suas aulas. 

Acredito que, ao aplicar essa atividade, você verá seus alunos mais engajados, curiosos e participativos.

E agora eu quero saber: você já trabalhou algo parecido em sala de aula? 

Se sim, como foi a experiência? Escreva aqui nos comentários.

Aproveite e compartilhe com os colegas.

Gratidão! 

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