Vou te explicar como criar um plano de aula sobre "minha cidade" que engaje seus alunos e desenvolva neles um olhar mais crítico e investigativo sobre o espaço urbano. Veja bem, a cidade em que vivemos carrega histórias, transformações e muitas lições para quem está disposto a olhar além do que é cotidiano.
Este plano de aula é pensado para o Ensino Fundamental e está alinhado às habilidades da BNCC, podendo ser aplicada em todas as turmas do 6º ao 9º ano. a seguir veja quais as habilidades que podemos trabalhar.
- EF06GE01: Comparar modificações nas paisagens e usos dos lugares em diferentes tempos, analisando alterações por diferentes sociedades, com destaque para os povos originários.
- EF06GE06: Identificar características de paisagens transformadas pelo trabalho humano, com ênfase no desenvolvimento da agropecuária e da industrialização.
- EF07GE02: Relacionar as atividades econômicas ao aproveitamento dos recursos naturais no Brasil e no mundo.
- EF08GE10: Identificar e analisar os principais sistemas produtivos mundiais e seus impactos no espaço geográfico.
- EF09GE02: Relacionar o papel dos processos históricos e das transformações econômicas na configuração das cidades.
Agora que sabemos onde queremos chegar, vou detalhar como organizar sua aula, desde a metodologia até os critérios de avaliação.
LEIA TAMBÉM: PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA NO COMBATE Á VIOLÊNCIA
Metodologia de Ensino
Eu sempre digo que ensinar Geografia é abrir os olhos dos alunos para o mundo ao redor. Para isso, o método que utilizo mescla investigação, pesquisa prática e apresentação de resultados. A ideia aqui é tirar os alunos da rotina de apenas ouvir e fazê-los experimentar o conhecimento.
Comece explicando que eles serão pesquisadores da própria cidade. Divida a turma em grupos e apresente temas para pesquisa, como a origem do município, o bairro mais antigo e mais recente, e as principais atividades econômicas.
Explique que eles precisarão buscar informações em fontes diversas: entrevistas com moradores antigos, registros históricos e até mesmo observando as mudanças visíveis no espaço urbano.
Esse contato direto com a realidade local faz toda a diferença, porque eles estudam, e vivenciam o conteúdo. É importante incentivar o registro dessas informações de forma criativa, como em desenhos, fotografias ou anotações, que serão utilizadas na próxima etapa da aula.
Proposta de Atividade Avaliativa
Agora vou te mostrar como transformar a pesquisa em algo ainda mais enriquecedor. Depois que os alunos coletarem as informações, oriente-os a organizar tudo em um painel que represente as transformações da cidade ao longo do tempo.
Peça que usem cartolinas, gráficos, mapas e imagens para contar essa história. A montagem do painel deve refletir o que foi aprendido na pesquisa, mas também permitir uma análise mais crítica sobre como as mudanças econômicas, culturais e sociais moldaram o espaço urbano.
Ao final, promova uma exposição com os painéis. Cada grupo apresenta seu trabalho, explicando as descobertas e as interpretações feitas sobre a evolução da cidade. Isso não só valoriza o esforço de cada grupo, mas também fomenta o compartilhamento de conhecimentos entre os alunos.
Critérios de Avaliação
A avaliação, para mim, é uma forma de entender como os alunos absorveram o conteúdo e se envolveram com a proposta. Não basta apenas corrigir o produto final; o processo também deve ser valorizado. Por isso, elaborei alguns critérios para garantir uma análise completa:
Pesquisa: Avalie se os alunos buscaram informações relevantes e confiáveis, e como organizaram os dados coletados. Verifique a profundidade com que abordaram os temas propostos e se usaram fontes variadas. Considere detalhar como os alunos poderiam entrevistar moradores antigos ou usar mapas históricos, para dar mais subsídios
Documentação: Observe se as fotografias, desenhos ou relatos apresentados têm qualidade e relevância para o tema. A ideia aqui é que os registros complementem e enriqueçam o trabalho.
Montagem do Painel: Analise a organização e a criatividade na apresentação. Veja se as informações estão dispostas de forma clara e se o painel representa bem as mudanças observadas na cidade.
Participação Individual: Durante o processo, perceba como cada aluno contribuiu para o grupo. Valorize o engajamento, a responsabilidade e a disposição em colaborar.
Apresentação: Na exposição dos painéis, preste atenção na clareza com que os grupos comunicam suas ideias e explicam suas interpretações.
Com esses critérios, você conseguirá avaliar o conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas ao longo do projeto.
Aplicar o plano de aula sobre "minha cidade" em sala de aula é uma oportunidade incrível de aproximar os alunos da história e da geografia local.
Quando eles percebem como o espaço urbano está em constante transformação, passam a valorizar mais o lugar onde vivem e a entender melhor as relações sociais, econômicas e culturais ao seu redor.
Espero que esse plano de aula tenha sido útil para você e que sirva como uma inspiração para transformar suas aulas. Acredito que, ao aplicar essa atividade, você verá seus alunos mais engajados, curiosos e participativos.
E agora eu quero saber: você já trabalhou algo parecido em sala de aula?
Se sim, como foi a experiência? Escreva aqui nos comentários.
Aproveite e compartilhe com os colegas.
Gratidão!
0 Comentários
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles