Conhecendo a Europa do começo ao fim
Esse plano foi desenvolvido para turmas de 9º ano do ensino fundamental anos finais e busca atender o objetivo EF09GE07 da BNCC que determina analisar os componentes físicos-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.
Essa abordagem foi pensada dentro de uma metodologia ativa, onde os alunos são os protagonistas de seu conhecimento.
A previsão estimada são de cinco aulas de cinquenta minutos e o professor deve ser um mediador do conhecimento.
Materiais de apoio e recursos
- Atlas Geográfico
- Texto das Características físicas do continente europeu
- Texto sobre as regionalizações do continente.
- Mapa Mental para exposição inicial
- Cartolinas para confecção de novos mapas mentais
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Na etapa seguinte, partimos para a socialização. A sugestão é criar estações temáticas, permitindo que todos os alunos explorem e apreciem os temas abordados durante as aulas, fomentando assim a troca de conhecimentos.
Metodologia de Ensino
Adotaremos uma metodologia ativa, com destaque para a exploração no dos links indicados para que os alunos não se percam na pesquisa.
A abordagem será centrada na compreensão das características físicas-naturais da Europa e na análise das razões histórico-geográficas que moldaram sua divisão em relação à Ásia.
Divida a turma por tópicos de estudo como clima, relevo, hidrografia e assim por diante até completar todos os tópicos do conteúdo. Inclua também as regionalizações, como por exemplo Europa Ocidental, Setentrional, Meridional e assim por diante.
Inicie a aula com uma breve apresentação do mapa mental abaixo. Destaque a relevância de compreender as características físicas-naturais de forma visual.
Inicie a aula com uma breve apresentação do mapa mental abaixo. Destaque a relevância de compreender as características físicas-naturais de forma visual.
Na etapa seguinte, encaminhe os estudantes ao laboratório de informática. Estimule-os a realizar estudo dirigido, enfatizando a importância de registros precisos.
Oriente-os na produção de resumos, identificação de dados essenciais e levantamento de imagens representativas. O objetivo aqui é que eles se aprofundem nos detalhes e produzam desenhos autorais para representar as características do continente pesquisado.
Avaliação sobre os aspectos físicos da do continente Europeu
Instrua agora os grupos na elaboração do produto final, que consistirá na criação de cartazes ou infográficos ilustrados. Encoraje a expressão criativa de maneira livre; essa fase pode demandar até duas aulas.Na etapa seguinte, partimos para a socialização. A sugestão é criar estações temáticas, permitindo que todos os alunos explorem e apreciem os temas abordados durante as aulas, fomentando assim a troca de conhecimentos.
Considere como critérios de avaliação, participação ativa nas pesquisas, ilustrações autorais e domínio do tema ao apresentar para os colegas.
E, ao aplicar esses princípios na análise do continente, abrimos portas para uma compreensão mais completa e crítica da geografia, preparando os estudantes não apenas para exames acadêmicos, mas também para a vida fora da sala de aula, onde a capacidade de análise e síntese se torna uma habilidade valiosa.
Assim, a importância da metodologia ativa ressalta-se não apenas como uma estratégia pedagógica eficaz, mas como uma ferramenta fundamental para cultivar o pensamento crítico e a autonomia intelectual dos alunos.
Se este plano de aula sobre os aspectos físicos do continente europeu te ajudou na elaboração da sua aula, deixe um comentário e compartilhe este post com seus colegas.
Até mais!
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Professora Camila Teles