O tema da paisagem é central para a disciplina de Geografia, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento das habilidades dos alunos.
Ao invés de simplesmente associar a paisagem a algo esteticamente agradável, devemos compreender que ela representa muito mais do que isso no contexto geográfico.
Segundo o renomado geógrafo Milton Santos, a paisagem é a soma das percepções sensoriais que temos do ambiente, englobando não apenas o que vemos, mas também o que sentimos, ouvimos e cheiramos.
Neste artigo, vamos aprofundar a importância da leitura e análise das paisagens, discutiremos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda esse tema e apresentaremos propostas de atividades práticas para tornar suas aulas mais envolventes e eficazes.
A Importância da Leitura da Paisagem
A leitura da paisagem é um processo essencial para a compreensão do ambiente que nos rodeia.
Ela nos permite desvendar como a interação humana com o espaço geográfico se reflete nas características visíveis e invisíveis da paisagem.
Por meio dessa análise, podemos identificar mudanças ao longo do tempo, considerar marcas culturais e avaliar o impacto das atividades humanas no meio ambiente.
Estudar a paisagem oferece aos alunos uma lente através da qual podem explorar aspectos culturais, históricos e socioeconômicos.
A observação e a leitura crítica da paisagem são ferramentas poderosas para analisar a evolução dos ambientes e compreender a influência das ações humanas.
A Paisagem na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
A BNCC define a paisagem como um componente essencial da Geografia, destacando a importância de sua compreensão na formação dos alunos.
Este tema está alinhado com a abordagem da BNCC sobre a articulação do espaço vívido com o tempo vívido.
O espaço vívido é aquele com o qual os alunos têm uma conexão pessoal, e a paisagem é uma forma de explorar essa relação.
A BNCC organiza os conceitos de Geografia por níveis de complexidade, abordando temas como território, lugar, região, natureza e paisagem.
Essas categorias ajudam os alunos a desenvolver uma compreensão mais detalhada e multifacetada do espaço geográfico.
Classificações das Paisagens
Dentro da Geografia, a paisagem pode ser principalmente em duas categorias:
Paisagem Natural : Consulte as áreas que sofreram alterações pela ação humana. Exemplos incluem parques nacionais, reservas naturais e ecossistemas intocados.
Paisagem Humanizada : Envolve áreas que foram significativamente alteradas pelo ser humano, como zonas urbanas, áreas agrícolas e regiões industriais.
Entender essas classificações é importante para que os alunos possam refletir e analisar as diferenças entre ambientes naturais e modificados e compreender os impactos das atividades humanas.
Propostas e Sugestões de Atividades sobre Paisagem
Para ajudar seus alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda da paisagem, considere implementar as seguintes atividades:
1 Produção de Diário de Observação
Solicite que os alunos mantenham um diário detalhado sobre a paisagem ao redor de suas casas ou escolas.
Eles devem registrar observações sobre elementos naturais e humanos, mudanças ao longo do tempo e suas percepções pessoais
2 Fotografia Comparativa
Peça aos alunos que tirem fotos de uma paisagem específica em diferentes momentos do dia.
Eles devem analisar as variações na iluminação, nos núcleos e nos elementos da paisagem para entender como essas mudanças afetam a percepção do ambiente.
3 Mapa de Paisagens
Instrua os alunos a criar um mapa da paisagem local, destacando os principais elementos naturais e humanos. Esta atividade ajuda na visualização e compreensão das características da paisagem.
4 Entrevistas com Moradores Locais
Os alunos podem entrevistar residentes mais antigos para obter informações sobre como a paisagem mudou ao longo dos anos e quais impactos essas transformações vivenciadas na comunidade.
5 Exposição de Fotografias e Relatos
Organize uma exposição na escola ou em um espaço comunitário onde os alunos apresentam fotografias e relatos sobre diferentes paisagens. Isso permitirá que você compartilhe suas descobertas com a comunidade.
6 Estudo de Campo
Realizar visitas a locais com características de paisagem interessantes, como áreas de preservação ambiental ou zonas urbanas.
Os alunos devem fazer anotações e registrar suas observações.
7 Análise de Imagens de Satélite
Utilize imagens de satélite para que os alunos analisem e comparem diferentes paisagens. Eles deverão identificar os elementos presentes e comparar regiões urbanas, rurais e costeiras.
8 Projeto de Mapeamento Colaborativo
Dividir a turma em grupos e atribuir a cada grupo a tarefa de mapear uma área específica. Os alunos devem usar aplicativos de mapeamento ou criar mapas em papel.
9 Estudo de Caso
Apresente um estudo de caso sobre uma paisagem que passou por mudanças significativas. Os alunos devem pesquisar as transformações, analisar as consequências e compartilhar suas contribuições com a turma.
10 Pintura ou Desenho da Paisagem
Considerações Finais
A leitura da paisagem é uma habilidade essencial para os alunos de Geografia, oferecendo uma visão aprofundada do mundo em que vivemos.
Incorporando a BNCC, utilizando metodologias ativas e aplicando avaliações significativas, os professores podem promover uma aprendizagem contextualizada e crítica.
Ao explorar o conceito de paisagem, os educadores têm a oportunidade de despertar o interesse dos alunos e ajudá-los a entender melhor o ambiente que os cerca.
Gostou das dicas e sugestões? Deixe um comentário e compartilhe este artigo com seus colegas, dessa forma você contribui com o meu trabalho!
Gratidão
0 Comentários
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles