O trabalho infantil é um tema profundamente relevante, especialmente quando ligado à produção de bens que consumimos no nosso dia a dia, como o chocolate.
Na Geografia, discutir o impacto do trabalho infantil permite aos alunos compreenderem a relação entre geopolítica, economia e direitos humanos. O documentário "O Lado Negro do Chocolate", dirigido por Miki Mistrati e Robin Romano, é uma ferramenta poderosa para abordar esse tema em sala de aula.
Este artigo explora como usar o documentário para criar uma aula de Geografia sobre trabalho infantil e seu impacto na produção de chocolate, oferecendo aos alunos uma experiência educativa rica e envolvente.
O Papel do Trabalho Infantil na Indústria do Chocolate
No documentário "O Lado Negro do Chocolate", os alunos são expostos à realidade das crianças que trabalham nas plantações de cacau na África Ocidental, especialmente em países como Mali, Gana, Níger e Nigéria.
Essas crianças, muitas vezes enganadas com promessas de trabalho e sustento, acabam sendo exploradas em condições de trabalho análogas à escravidão. Este cenário permite uma análise profunda do impacto econômico e social do trabalho infantil no setor agroindustrial.
Geografia e Trabalho Infantil: Impactos Econômicos e Sociais
Ao explorar o tema, é importante discutir como o trabalho infantil afeta a economia global. As empresas que se beneficiam do trabalho dessas crianças, como
Nestlé e Cargill, são gigantes da indústria alimentícia com impacto mundial. Essa discussão leva os alunos a compreenderem as desigualdades econômicas e as dinâmicas de poder envolvidas na produção de commodities como o chocolate.
A Geografia permite analisar essas desigualdades em escala global, conectando o local ao global e mostrando como a produção de bens de consumo está intrinsecamente ligada às condições de vida dos países em desenvolvimento.
Plano de Aula com Documentário
O plano de aula proposto integra uma metodologia ativa e é adequado tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, explorando diferentes habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Habilidades BNCC a Trabalhar:
- (EF08GE09): Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados.
- (EF08GE20): Analisar características de países da América e da África, discutindo as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza.
Outras Habilidades:
- Desenvolver um olhar crítico sobre o trabalho infantil.
- Compreender as dinâmicas de poder entre produtores rurais e grandes indústrias.
- Investigar os indicadores sociais dos países abordados no documentário.
Metodologia Ativa Aplicada
1. Debate Coletivo
Após a exibição do documentário, inicie um debate para que os alunos discutam questões como:
- Qual a relação entre o país central do documentário e o trabalho infantil?
- Como as crianças são atraídas para o trabalho nas fazendas?
- Qual a responsabilidade das grandes indústrias como a Nestlé nessa problemática?
Essa etapa permite que os alunos reflitam sobre os diferentes aspectos do trabalho infantil e suas implicações econômicas, sociais e políticas.
2. Aula: Desvendando Realidades
Utilizando a sala de informática, os alunos irão realizar uma pesquisa minuciosa sobre os indicadores sociais e econômicos de países como Mali, Gana, Níger e Nigéria.
O objetivo é que os estudantes compreendam como as condições socioeconômicas desses países influenciam a prática do trabalho infantil.
3. Aula: Desmascarando os Gigantes
Nesta etapa, os alunos irão investigar as empresas citadas no documentário, como a Nestlé. A pesquisa deve explorar:
- O que essas empresas produzem?
- Onde estão localizadas suas matrizes?
- Como essas corporações estão ligadas ao trabalho infantil nas plantações de cacau?
4. Aula: Proposta de solução para combater o trabalho infantil
Nesta fase, os alunos serão desafiados a propor soluções para combater o trabalho infantil. A produção de um texto argumentativo será a ferramenta para expressar suas ideias, permitindo que reflitam sobre possíveis intervenções sociais, políticas e econômicas que possam minimizar o impacto do trabalho infantil no mundo.
Avaliação Processual
A avaliação será contínua e formativa, acompanhando o progresso dos alunos em todas as etapas do plano de aula.
A última aula será utilizada para verificar se os alunos foram capazes de compreender o impacto do trabalho infantil na produção de chocolate e propor soluções de forma crítica e coerente.
O uso de documentários como "O Lado Negro do Chocolate" oferece uma rica oportunidade para explorar temas complexos como o trabalho infantil no contexto global.
Com essa sequência didática, os alunos poderão desenvolver um olhar crítico sobre questões sociais e econômicas e se engajar em debates que promovem a cidadania e a consciência social.
Adapte este plano de aula à sua realidade escolar e lembre-se de sempre incentivar a participação ativa dos alunos.
Gostou deste plano? Compartilhe com seus colegas assim você contribui com meu trabalho!
Gratidão
0 Comentários
Gostou do conteúdo?
Compartilhe e participe do debate deixando seu comentário.
Inscreva-se para receber novidades!
Faça parte da nossa comunidade de aprendizado.
Obrigada por ler e compartilhar!
Professora Camila Teles